A Microsoft encontra-se a testar uma nova funcionalidade para o Windows 11, que pode vir a ajudar a recuperar os sistemas afetados por problemas no arranque. A nova funcionalidade apelidada de “Quick Machine Recovery” encontra-se desenhada para ajudar os administradores dos sistemas a recuperarem de erros no arranque – seja de falhas com drivers ou outras configurações que possam afetar o correto início do sistema.
Esta novidade faz parte da Windows Resiliency Initiative, uma iniciativa da Microsoft focada em tornar o sistema operativo mais estável e reduzir os possíveis incidentes com o mesmo, usando para tal ferramentas automáticas.
Em muitos casos, quando existem problemas de arranque, o Windows ativa o Windows Recovery Environment, um ambiente seguro para iniciar a recuperação dos erros. Este sistema, no entanto, necessita de intervenção manual por parte de administradores da rede.
Com a nova ferramenta, podem ser feitos ajustes de forma direta no sistema, e de forma remota, por parte dos administradores, permitindo assim resolver as falhas de forma bastante mais eficiente e rápida.
O Quick Machine Recovery foi lançado para o Windows Insider, dentro do canal Beta. Eventualmente deverá chegar também na versão estável do sistema.
Quando ocorre uma falha grave com o sistema, e este entra em modo do Windows Recoverry Environment, o Quick Machine Recovery Tool inicia de forma automática. Este tenta ligar-se à internet via ethernet ou rede sem fios, conforme o que esteja configurado no sistema base.
A Microsoft indica ter começado a desenvolver esta ferramenta para o Windows 11 depois dos incidentes causados pelas falhas do Crowdstrike, que levaram milhares de sistemas em todo o mundo a ficarem inacessíveis e a necessitarem de uma intervenção manual para resolução. O Quick Machine Recovery poderia ser uma ferramenta que ajudaria a prevenir isso, e poderia ter ajudado a restaurar a normalidade em grandes parques informáticos de forma bastante mais simples e rápida.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!