1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Filme falso num ecrã de cinema

 

Com cada vez mais ferramentas de Inteligência Artificial disponíveis no mercado, não é atualmente difícil criar algo que replique casos de sucesso em diferentes mercados. Um deles é o do grande ecrã, que nos últimos meses tem registado uma onda de vídeos criados por IA com falsos trailers para alguns filmes.

 

Em plataformas como o Youtube não é complicado de encontrar trailers de filmes que usam IA para criar cenários que não exatamente verdadeiros. Mas parece que os grandes estúdios estão a ganhar dinheiro de qualquer forma com estes conteúdos, mesmo que violem os seus direitos de autor.

 

De acordo com o portal Deadline, existem canais no Youtube dedicados a criar trailers por IA, que imitam os filmes reais de vários estúdios. O esquema é algo que tem vindo a propagar-se com cada vez mais ferramentas disponíveis para essa tarefa.

 

No entanto, os estúdios de Hollywood, invés de realizarem os pedidos de remoção dos conteúdos da plataforma da Google, terão realizado acordos com o Youtube para obterem a monetização gerada por esses vídeos – ou seja, recebem diretamente todas as receitas dos mesmos invés dos canais que os publicaram originalmente.

 

Um dos que ganhou destaque recentemente foi de um trailer falso sobre o reboot de Superman, que terá enganado até alguns jornalistas em França. O vídeo foi originalmente publicado no Youtube, e demonstrava o suporte reboot de Superman, mas teria sido feito inteiramente por IA.

 

As ações feitas pelos grandes estúdios tem sido de evitar remover esses conteúdos, e invés disso aproveitar os mesmos como uma fonte de receita alternativa. Embora isso tenha também levantado algumas críticas, pois os conteúdos surgem muitas vezes a par com trailers legítimos, e podem enganar os utilizadores.

 

Depois dos relatos terem sido revelados pela publicação, vários canais do Youtube tiveram a sua monetização inteiramente removida, e não simplesmente redirecionada para terceiros. Embora os conteúdos ainda estejam disponíveis no Youtube, muitos dos canais que os criaram não se encontram agora a receber qualquer receita dos mesmos.

 

Alguns analistas apontam ainda que esta tendência tem vindo a aumentar, e que é bastante provável que, conforme mais plataformas venham a surgir para criar os falsos conteúdos, ainda mais canais venham a ser criados com foco apenas para essa tarefa.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech