Não existe como negar que, para se encontrar algum conteúdo pela internet, uma das formas mais simples e eficazes de realizar essa tarefa é usar um motor de pesquisa. No entanto, estes também tendem a ser bastante prejudiciais para quem pretende algo focado na privacidade.
Os motores de pesquisas mais usados pela internet atualmente recolhem uma vasta quantidade de informação dos seus visitantes, e das pesquisas feitas, bem como dos sites a que acedem. Estes dados são depois usados para criar um perfil de cada utilizador, e na pior situação, vende os mesmos para criação de publicidade direcionada.
A pensar nisso, a entidade de Defesa dos Direitos Digitais D3 apresentou recentemente um motor de pesquisa, que se foca diretamente na privacidade dos utilizadores e das suas pesquisas online.
O sistema criado pela entidade encontra-se baseado na plataforma SearXNG, um sistema de meta motor de busca, open source, e que pode ser adaptado para garantir uma maior privacidade na realização de pesquisas pela internet.
> “meta motor de busca”?
O termo pode parecer confuso, mas é relativamente simples de compreender. Um meta motor de busca, como o SearXNG, envia os pedidos de pesquisa diretamente para vários motores de pesquisa conhecidos, como o Google, DuckDuckGo, entre outros. Os resultados são depois conjugados em apenas uma lista, e apresentados ao utilizador.
A diferença será que estas pesquisas são realizadas diretamente pelo sistema da plataforma onde se encontra o SearXNG, e não como algo enviado pelos utilizadores. Desta forma, a privacidade dos mesmos continua a ser garantida.
Com esta forma de funcionamento, a privacidade dos utilizadores encontra-se reforçada, já que nenhuma informação dos mesmos é enviada diretamente para os motores de pesquisa. A notar, no entanto, que como os pedidos são enviados para vários motores de pesquisa ao mesmo tempo, a apresentação dos resultados pode demorar um pouco mais de tempo a surgir.
Os interessados podem aceder ao motor de pesquisa da D3 diretamente em https://searx.direitosdigitais.pt/
Nenhum comentário
Seja o primeiro!