Como se sabe, a Google pode vir brevemente a ser forçada a vender a sua posição com o navegador Chrome, o que certamente será uma grande mudança para a empresa. Esta decisão surge no seguimento do caso que foi decidido em Agosto de 2024, associado com as práticas da Google no mercado da pesquisa na internet, e que podem ser consideradas como anti competitivas e de monopólio.
Uma das possíveis medidas que virá a ser implementada encontra-se na venda da participação da Google dentro do navegador Chrome, forçando assim a empresa a vender uma grande parte da sua participação no mercado dos navegadores online.
Ao que parece, existem alguns interessados em comprar a parte que a Google coloque à venda do Chrome, e os mais recentes rumores apontam que a OpenAI pode ser uma delas. Segundo revela o portal Bloomberg, a OpenAI pode ter interesse em comprar a parte da Google no Chrome, caso os tribunais forcem a gigante da internet a vender a mesma.
A ideia será que a OpenAI pode vir a integrar as suas soluções de IA num dos navegadores mais usados atualmente na internet. Com a medida, o ChatGPT e as tecnologias de IA da entidade poderiam vir a ser usadas por milhares de utilizadores, diretamente de um dos navegadores mais usados atualmente no mercado.
Ao mesmo tempo, esta medida poderia ainda criar mais pressão para a Google, que passaria a ter competição direta no campo da IA. De relembrar que a Google chegou um pouco tarde no mercado da IA, tanto que, quando a OpenAI revelou o ChatGPT, em Novembro de 2022, a empresa terá entrado em “alerta vermelho”, face ao potencial da tecnologia.
Embora a Google tenha, desde então, avançado de forma considerável no campo da IA, a empresa ainda se encontra um pouco atrás de algumas das suas rivais, e muitos consideram que os modelos da empresa ainda não se encontram a par com o que a OpenAI oferece.
De relembrar que a Google tem vindo a apostar também em integrar tecnologias de IA nas suas principais ferramentas, como é o caso no sistema de pesquisa da empresa, para fornecer novas experiências para os utilizadores.
No entanto, a venda do Chrome é tida como uma das principais mudanças que podem acontecer no mercado, e pretende ser uma forma de se retirar algum poder ao que o tribunal considera ser o monopólio da Google.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!