A Pocketpair, produtora do popular Palworld, confirmou recentemente que várias alterações implementadas no jogo são o resultado direto de processos judiciais iniciados pela Nintendo e pela The Pokémon Company. Em causa está a alegada violação de patentes ligadas às mecânicas de captura de monstros, um tema sobre o qual a produtora já se tinha pronunciado em 2023.
O braço de ferro legal e as suas consequências
Os processos foram instaurados pela Nintendo e pela The Pokémon Company entre fevereiro e julho de 2023, antes mesmo do lançamento estrondoso de Palworld a 19 de janeiro de 2024, que rapidamente se tornou um sucesso. A Pocketpair admitiu agora que a recente modificação na habilidade de invocar Pals através das esferas é uma consequência direta desta disputa legal. Num comunicado, a produtora esclareceu: "Várias outras mecânicas do jogo também foram alteradas com este patch. Como muitos especularam, essas mudanças foram de facto resultado do processo em andamento. Todos aqui na Pocketpair ficaram decepcionados com a necessidade de fazer esse ajuste, e entendemos perfeitamente que muitos jogadores sintam a mesma frustração.” A empresa adiantou ainda que mais alterações poderão surgir para não comprometer o desenvolvimento e futuros lançamentos.
Alterações já implementadas e o que esperar
Com a chegada da atualização v0.5.5 esta semana, foi introduzida outra mudança significativa: os jogadores deixam de poder utilizar os seus Pals para planar. Embora os bónus passivos associados a esta capacidade se mantenham, será agora necessário possuir um planador no inventário para executar a ação. A Pocketpair já indicou que mais funcionalidades poderão ser revistas à medida que o caso se desenvolve.
A defesa da Pocketpair e o futuro em aberto
Em sua defesa, a Pocketpair contesta a validade das três patentes que a Nintendo alega terem sido infringidas. O estúdio argumenta que as mecânicas em questão, como a de capturar criaturas e utilizá-las em combate, não deveriam ter sido concedidas como patentes exclusivas, pois já teriam sido implementadas em trabalhos anteriores, precedendo a data em que a gigante japonesa afirma tê-las inventado. A Pocketpair cita, por exemplo, o seu próprio jogo Craftopia como um título que já utilizava uma mecânica de captura e combate de monstros. O estúdio afirma possuir uma lista de múltiplos jogos que teriam usado funcionalidades semelhantes muito antes da Nintendo.
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