Mais de 10 mil milhões de dólares – foi este o montante que a App Store da Apple nos Estados Unidos faturou em receitas no ano passado, de acordo com uma nova análise da Appfigures, uma empresa especializada em inteligência de aplicações. As estimativas indicam que as receitas provenientes de comissões na App Store norte-americana mais do que duplicaram entre 2020 e 2024. Em 2020, a quota da Apple nas comissões da App Store era de aproximadamente 4,76 mil milhões de dólares, um valor que ascendeu a mais de 10,1 mil milhões de dólares em 2024.
Com base nos dados da Appfigures, os developers da App Store nos EUA geraram 33,68 mil milhões de dólares em receita bruta com as suas aplicações e jogos através do sistema de pagamentos da Apple em 2024. Deste valor, levaram para casa 23,57 mil milhões de dólares após a dedução da comissão da Apple.
Crescimento exponencial das receitas
Embora a Apple não costume divulgar detalhadamente as receitas da sua App Store durante a apresentação de resultados financeiros, publicou um relatório em maio de 2023 onde afirmava que a App Store gerou globalmente 104 mil milhões de dólares em faturação estimada para bens e serviços digitais em 2022.
No entanto, a análise da Appfigures apurou que a App Store faturou 61,5 mil milhões de dólares a nível global em 2022, valor que cresceu para 91,3 mil milhões de dólares em 2024. Deste montante, a Apple arrecadou mais de 27,39 mil milhões de dólares em comissões globalmente no ano passado, segundo a Appfigures.
A perspetiva da Apple vs. a análise independente
Esta discrepância entre a análise da Appfigures e os números da Apple pode ser explicada por uma ressalva importante encontrada no relatório da gigante de Cupertino. Debaixo do gráfico da Apple, é referido que os seus números de "faturação e vendas" não são "o mesmo que a faturação da App Store". Este ponto é crucial.
Quando a Apple elaborou o seu relatório, a intenção era demonstrar a dimensão da App Store e a sua importância para a economia em geral. Para tal, agregou as receitas da App Store com receitas geradas fora da plataforma para obter o total da categoria "Faturação e Vendas". No relatório, a Apple calculou a porção da receita total de uma aplicação que é facilitada pela App Store, mesmo que a compra tenha sido efetuada noutro local. Por exemplo, se um utilizador subscrever o serviço Hulu na web, mas depois passar 60% do seu tempo a consumir conteúdos do Hulu em dispositivos Apple, a empresa de Cupertino atribui a si mesma a facilitação de 60% desse gasto do utilizador. Para determinar a utilização, o relatório baseou-se em fontes de terceiros, como empresas de estudos de mercado.
A Apple também permite que empresas distribuam aplicações com compras integradas (in-app purchases), mas estas não são visíveis na App Store pública.
"Dano grave e irreparável?"
Examinar os números em torno das receitas da Apple App Store nos EUA é mais relevante do que nunca, especialmente após a recente decisão judicial que impede agora a Apple de cobrar uma comissão de 27% sobre transações que ocorram fora da App Store.
Inicialmente, a Apple tentou cumprir a injunção do tribunal resultante da sua batalha legal antimonopólio com a Epic Games, criadora do Fortnite, implementando alterações que não prejudicassem os lucros da App Store. Para isso, no ano passado, a Apple ofereceu aos developers uma forma de solicitar uma exceção às regras da App Store para poderem adicionar links nas suas apps que direcionassem os clientes para compras externas. Contudo, a Apple continuou a cobrar uma comissão de 27% sobre essas compras e ditou a forma como os links para os websites deveriam aparecer, incluindo o uso de "ecrãs de aviso" para alertar os consumidores sobre os perigos de fazer compras fora da App Store.
A polémica das comissões e a decisão judicial
Na semana passada, um juiz decidiu que a Apple estava em "violação intencional" da injunção de 2021 ao continuar a cobrar taxas sobre compras feitas fora das aplicações e ao criar novas barreiras anticompetitivas.
Esta decisão forçou a Apple a atualizar as suas regras da App Store nos EUA, que agora permitem aos developers incluir links para outras formas de os consumidores efetuarem compras, sem obstáculos ou comissões. Desde então, várias aplicações aproveitaram esta possibilidade para introduzir pagamentos via web, incluindo o Spotify, Amazon Kindle e Patreon. Um pequeno emulador de jogos chamado Delta está agora também a financiar-se através de subscrições no Patreon.
Apple alega "dano irreparável" e recorre
A Apple está a recorrer da decisão, argumentando no seu mais recente requerimento que a deliberação lhe causa um "dano grave e irreparável". "Estas restrições, que custarão à Apple somas substanciais anualmente, baseiam-se numa conduta que nunca foi adjudicada como ilegal (e não o é)", afirmou a Apple no documento. "Pelo contrário, foram impostas para punir a Apple por um alegado incumprimento de uma injunção estatal anterior que é, ela própria, inválida."
Este argumento dificilmente será bem recebido pelos developers, muitos dos quais acreditam que a Apple já deveria ter reduzido as comissões para todos há anos, e não apenas para os pequenos developers.
A análise da Appfigures também detalhou as receitas da App Store nos EUA por aplicações e jogos, que geraram para a Apple aproximadamente 6,28 mil milhões e 3,83 mil milhões de dólares, respetivamente, em 2024.
Em conjunto, estes números realçam quão críticas as receitas da App Store continuam a ser para os resultados financeiros da Apple e explicam por que razão a empresa está a lutar tão arduamente para manter o controlo sobre este ecossistema.
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