A espera terminou! A Apple acaba de lançar a muito aguardada nova geração da sua interface para automóveis, o CarPlay Ultra. E para começar em grande estilo, esta novidade chega primeiro aos bólides da Aston Martin, mas apenas para condutores nos Estados Unidos e Canadá, por enquanto.
A revolução no tablier: integração total com o teu iPhone
O CarPlay Ultra, que antes nem nome oficial tinha, foi inicialmente vislumbrado há quase três anos na WWDC e mais tarde demonstrado pela Porsche e pela própria Aston Martin. A grande promessa? Levar o teu iPhone a todos os ecrãs do carro, e não apenas ao ecrã central de infoentretenimento. Esta "iPhone-ificação" mais profunda do teu veículo é o coração do CarPlay Ultra.
Na prática, isto significa que podes trocar os ecrãs do painel de instrumentos instalados de fábrica por uma interface com o cunho inconfundível da Apple. Prepara-te para widgets personalizáveis e informação em tempo real diretamente das aplicações instaladas no teu iPhone, tudo à distância de um olhar.
Aston Martin na linha da frente com design personalizado
A Apple garante que o seu software se integra de forma fluida com o automóvel, "refletindo o visual e a sensação do fabricante". No caso dos Aston Martin, isto traduz-se na possibilidade de teres o Google Maps e o Apple Music a funcionar lado a lado com informações específicas do veículo, como os assistentes de condução e a pressão dos pneus.
E para que tudo esteja em harmonia, a Apple colaborou com a equipa de design da Aston Martin para criar temas personalizados. Tal como no iPhone, podes dar o teu toque pessoal à experiência, escolhendo as tuas próprias cores e papéis de parede.
Controlos, requisitos e a privacidade em foco
Para interagires com o sistema, poderás optar por controlos no ecrã, botões físicos ou recorrer à Siri. Isto tanto para tarefas básicas, como ajustar o volume do rádio e gerir a climatização, como para funcionalidades mais avançadas, incluindo configurar o sistema de áudio ou as definições de desempenho do carro.
Um ponto que a Apple não especificou é como o CarPlay Ultra irá funcionar no lançamento com a versão mais recente da Siri, que integra o ChatGPT. No entanto, a empresa de Cupertino assegura que as mesmas rigorosas medidas de privacidade que aplica no iPhone são válidas para o CarPlay Ultra.
Para poderes usufruir de todas estas novidades, vais precisar de um iPhone 12 (ou um modelo mais recente) com o iOS 18.5 (ou uma versão posterior) instalado. Nos próximos tempos, os veículos Aston Martin existentes equipados com o mais recente sistema de infoentretenimento da marca poderão aceder ao CarPlay Ultra através de uma atualização de software. Quem encomendar um novo Aston Martin a partir de hoje já o receberá com o sistema pré-instalado.
Expansão global a caminho
Apesar do lançamento inicial estar restrito aos Estados Unidos e Canadá, a Apple já adiantou que o CarPlay Ultra será expandido para incluir veículos em todo o mundo já no próximo ano. Portanto, se tens um Aston Martin (ou sonhas com um e com esta tecnologia), o futuro parece promissor.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!