
A BMW, a fabricante alemã de automóveis de luxo, que anteriormente tinha evitado comprometer-se com o CarKey Ultra da Apple, anunciou agora que não irá adotar a nova geração do sistema de infotainment da gigante de Cupertino. A decisão marca uma viragem na estratégia da marca, que tem sido uma das parceiras iniciais da Apple no setor automóvel.
Uma história de inovação e uma mudança de rumo
A BMW foi um dos primeiros fabricantes a abraçar o sistema CarKey da Apple em 2020, permitindo que os proprietários abrissem os seus carros com um iPhone. A marca foi igualmente rápida a integrar o CarPlay, embora inicialmente o tenha oferecido como um extra por subscrição, uma decisão que foi rapidamente revertida após o feedback negativo dos clientes.
No entanto, no que diz respeito ao CarPlay Ultra, a BMW nunca demonstrou o mesmo entusiasmo. Agora, a posição é oficial. Numa declaração reportada pelo site não oficial BMW Blog, um porta-voz do fabricante afirmou: "A BMW não tem planos atuais para integrar o Apple CarPlay Ultra."
Apesar da formulação poder deixar uma porta aberta, a mensagem é clara. A Apple tem vindo a promover o CarPlay Ultra desde que o apresentou pela primeira vez na WWDC em junho de 2022. O BMW Blog refere que a BMW chegou a ser listada como uma futura parceira, mas não constava na lista de empresas mencionadas pela Apple durante o evento de apresentação.
A aposta total no sistema iDrive
A decisão da BMW parece estar alinhada com uma estratégia de reforçar o seu próprio ecossistema. Pouco depois da apresentação do CarPlay Ultra, a empresa já dava a entender as suas prioridades.
"Atualmente, colocámos um foco claro no aprimoramento do nosso sistema de interface de utilizador iDrive e, como parte deste desenvolvimento, continuaremos a integração perfeita do ecossistema da Apple," afirmou a BMW na altura. "Parte integrante destes esforços será uma avaliação de como as mais recentes inovações anunciadas na WWDC podem ser integradas nas nossas soluções."
Três anos depois, parece que a avaliação está concluída, e o resultado não é favorável ao sistema da Apple. Ao optar por não adotar o CarPlay Ultra, a BMW junta-se a um grupo crescente de fabricantes de automóveis que rejeitam o que consideram ser uma interferência excessiva da Apple na experiência de condução e na interface do veículo.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!