
O Apple CarPlay prepara-se para abrir as portas a modelos de linguagem externos. A partir do iOS 26.4, cujo lançamento está previsto para a próxima primavera nos Estados Unidos, os utilizadores vão poder aceder a ferramentas de inteligência artificial de outras empresas diretamente no ecrã do seu automóvel.
O fim da exclusividade da Siri no painel
Novos documentos técnicos direcionados a programadores confirmam esta expansão, corroborando as informações iniciais avançadas pela Bloomberg em fevereiro, conforme detalhado pelo MacRumors.
A implementação inclui um novo ecrã de controlo de voz, criado especificamente para fornecer feedback visual sem distrair quem está ao volante. Com esta permissão, os programadores de serviços como o ChatGPT e o Gemini terão a possibilidade de desenhar interfaces otimizadas para responder a comandos complexos durante a condução. Até agora, esta capacidade de interação profunda estava estritamente limitada à assistente virtual da fabricante.
Limitações de segurança e controlo no veículo
Apesar desta abertura no ecossistema, o controlo sobre o hardware mantém-se restrito. As inteligências artificiais de terceiros vão funcionar exclusivamente como assistentes de conversação e informação. Na prática, isto significa que não terão autorização para alterar funções do próprio carro, como o ajuste da temperatura da climatização ou o fecho das portas, nem poderão executar tarefas de sistema profundas no iPhone do utilizador.
Por razões de segurança e gestão de prioridades, as palavras de ativação por voz características destas plataformas não serão suportadas nativamente. Para iniciar uma interação com um assistente externo, o condutor terá sempre de tocar manualmente no ícone da respetiva aplicação no painel do veículo.
A versão Beta 1 do iOS 26.4 foi disponibilizada na passada segunda-feira, dia 16, introduzindo uma Siri reformulada, com maiores capacidades de processamento e já com a integração nativa da tecnologia da Google.












Nenhum comentário
Seja o primeiro!