1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Project Astra da Google

 

No Google I/O do ano passado, uma das demonstrações mais intrigantes foi o Project Astra, uma versão inicial de uma inteligência artificial (IA) multimodal capaz de reconhecer o ambiente em tempo real e interagir através de conversa. Embora na altura a Google tenha sublinhado tratar-se de uma "amostra de investigação", um ano volvido, a empresa revela agora uma visão bem mais ambiciosa: o Project Astra poderá vir a ser o motor de uma versão do Gemini que funcionará como um "assistente de IA universal". E para que tal seja possível, o Astra recebeu melhorias significativas.

 

O que há de novo no Project Astra?

 

A Google tem trabalhado arduamente para expandir as capacidades do Astra. Se na versão de 2024 a sua "memória" se limitava a cerca de 30 segundos, esta foi agora consideravelmente melhorada. Adicionalmente, o Astra ganhou a capacidade de controlar o computador, permitindo-lhe executar tarefas mais complexas.

 

Num vídeo de demonstração recente, a Google exibiu o Astra a navegar na internet e a extrair informações específicas para completar uma tarefa – neste caso, reparar uma bicicleta de montanha. O assistente conseguiu ainda pesquisar emails antigos para encontrar especificações da bicicleta e até contactar uma loja local para perguntar sobre uma peça de substituição. Estas novas funcionalidades mostram um salto qualitativo na interação e utilidade do assistente.

 

A visão ambiciosa: Gemini como o teu "faz-tudo" digital

 

Segundo Demis Hassabis, da DeepMind, os avanços do Project Astra irão, eventualmente, manifestar-se no Gemini. "A nossa visão final é transformar a aplicação Gemini num assistente de IA universal que realizará tarefas quotidianas por nós, tratará da nossa administração mundana, sugerirá novas recomendações encantadoras, tornando-nos mais produtivos e enriquecendo as nossas vidas," escreve Hassabis numa publicação no blog da Google. "Isto começa com as capacidades que explorámos pela primeira vez no ano passado no nosso protótipo de investigação Project Astra, como a compreensão de vídeo, partilha de ecrã e memória."

 

 

Parte deste trabalho já é visível no Gemini Live, que recentemente adquiriu algumas capacidades multimodais. No entanto, tal como se perspetivava no ano passado, o Project Astra torna-se ainda mais interessante no contexto de óculos inteligentes – uma ideia que a Google sugeriu no seu vídeo do I/O de 2024.

 

Dos laboratórios para os teus olhos: Astra a caminho dos smart glasses

 

Essa visão parece estar cada vez mais próxima da realidade. Hassabis destacou que a Google está a trabalhar para levar as capacidades do Project Astra a "novos formatos, como óculos". Embora não exista um cronograma claro para a disponibilidade geral destas tecnologias, as atualizações da Google sobre o Android XR noutras sessões do I/O indicam que a empresa tem grandes planos para óculos inteligentes alimentados por IA ainda este ano.

 

O futuro dos assistentes de IA da Google parece, assim, cada vez mais integrado e presente no nosso dia a dia, prometendo transformar a forma como interagimos com a tecnologia, seja no telemóvel, no computador ou, quem sabe em breve, diretamente através dos nossos olhos.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech