A AMD aproveitou a sua conferência na Computex 2025 para desvendar não só a esperada Radeon RX 9060 XT, mas também o FSR "Redstone". Esta é a próxima geração do seu conjunto de tecnologias de upscaling e otimização gráfica, que promete melhorias significativas, nomeadamente através da aplicação mais intensiva de Inteligência Artificial (IA) em diversas frentes, como a geração de fotogramas e a redução de artefactos no Ray Tracing.
Após o passo importante dado com o FSR 4 – que introduziu a combinação de IA com núcleos de processamento dedicados nas placas gráficas Radeon RX 9000 e demonstrou resultados capazes de acirrar a competição com o DLSS da NVIDIA –, a AMD procura manter o ímpeto. O FSR "Redstone" surge como o sucessor natural, expandindo a utilização da Inteligência Artificial para lá do upscaling de imagem. Um novo modelo otimizado para esta funcionalidade é acompanhado pela aplicação de machine learning à geração de fotogramas, o que deverá traduzir-se não só num melhor desempenho final, mas também numa superior qualidade visual dos fotogramas gerados artificialmente.
IA no centro da evolução: o que traz o FSR Redstone?
A aposta da AMD na IA com o FSR Redstone não se fica por aqui. O novo pacote tecnológico implementa duas novas funcionalidades baseadas em inteligência artificial, aproximando ainda mais a solução da AMD às propostas concorrentes da NVIDIA. A primeira é o "FSR Radiance", que utiliza uma técnica conhecida como Neural Radiance Cache (NRC).
De forma simplificada, o NRC armazena a informação recolhida pelos raios de Ray Tracing e recorre à IA para prever o comportamento da luz em determinadas áreas do cenário tridimensional. Este processo reduz a quantidade de cálculos necessários para o traçado de raios, resultando num ganho de desempenho.
Novas armas contra o ruído e para otimizar o Ray Tracing
A segunda grande novidade no que toca à IA é o "Ray Regeneration". Com um funcionamento similar ao Ray Reconstruction da NVIDIA, esta tecnologia usa inteligência artificial para reconstruir porções da imagem que não puderam ser calculadas através de Ray Tracing. O objetivo é eliminar o característico "ruído" visual (os pixéis que parecem piscar) associado a esta técnica de iluminação, contribuindo igualmente para um impacto positivo no desempenho geral dos jogos.
Disponibilidade e compatibilidade: quem poderá usar o Redstone?
Tal como aconteceu com o FSR 4, o FSR Redstone estará, numa fase inicial, disponível exclusivamente para as placas gráficas da AMD baseadas na arquitetura RDNA 4, como as recém-anunciadas RX 9070 XT e RX 9070. No entanto, a empresa não fechou a porta à possibilidade de levar, pelo menos, algumas destas novas funcionalidades a GPUs de arquiteturas anteriores no futuro.
A chegada do novo conjunto de tecnologias da AMD está prevista para a segunda metade de 2025. Mais pormenores sobre o funcionamento específico dos recursos e a sua compatibilidade com diferentes jogos deverão ser divulgados pela marca nos próximos meses.
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