A Microsoft anunciou recentemente a chegada da versão de preview pública do SQL Server 2025, o sucessor do popular SQL Server 2022. Esta nova versão, que já tinha tido uma primeira aparição em private preview em novembro de 2024, surge com um foco vincado na integração de Inteligência Artificial (IA), permitindo aos programadores criar aplicações de IA com os seus dados, beneficiando de melhorias em segurança, desempenho e disponibilidade. O anúncio oficial da preview pública ocorreu durante o evento Build 2025.
Inteligência Artificial integrada para pesquisas mais avançadas
Uma das grandes novidades do SQL Server 2025 é a integração direta de capacidades de IA no motor da base de dados, com o objetivo de otimizar a pesquisa. Graças às funcionalidades de pesquisa vetorial incorporadas, os programadores podem agora realizar pesquisas semânticas sobre os seus dados, encontrando correspondências baseadas na similaridade, para além da tradicional pesquisa de texto completo e filtragem.
O SQL Server 2025 traz também uma gestão melhorada de modelos de IA, através de definições de modelos integradas no T-SQL para diversos serviços de IA, incluindo o Azure AI Foundry, Azure OpenAI, OpenAI, Ollama, entre outros. Os programadores podem aceder a estes modelos através de APIs REST, sendo estes isolados do motor do SQL Server. Adicionalmente, o SQL Server 2025 suporta DiskANN, "text chunking" (divisão de texto em porções), geração de "embeddings" e integração com "frameworks" de IA como LangChain, Semantic Kernel e Entity Framework Core.
Novidades pensadas para facilitar a vida aos programadores
Para além das funcionalidades de IA, o SQL Server 2025 introduz melhorias significativas para os programadores. Esta mais recente versão oferecerá suporte nativo para JSON, permitindo que os programadores validem e manipulem facilmente os seus conjuntos de dados com fontes de dados externas. A funcionalidade "Change Event Streaming" ajudará os programadores a consumir alterações do registo de transações como eventos diretamente do SQL Server para o Microsoft Azure Event Hubs.
A Microsoft anunciou também a preview pública do novo "driver" Python open-source para SQL Server, uma solução totalmente de código aberto para ligação ao SQL Server. Outra novidade é a integração da extensão MSSQL para o Visual Studio Code com o GitHub Copilot, para sugestões de código mais eficientes.
Avanços em segurança, desempenho e disponibilidade
O SQL Server 2025 chega com diversas melhorias ao nível da segurança, desempenho e disponibilidade. Um exemplo é o novo "Optimized Locking", que reduz o consumo de memória de bloqueio e minimiza o bloqueio para transações concorrentes através do "Transaction ID (TID) Locking" e "Lock After Qualification (LAQ)".
Nova edição Standard Developer para desenvolvimento sem custos
Finalmente, a Microsoft está a anunciar uma nova edição SQL Server 2025 Standard Developer, que se junta à já existente Developer edition (que inclui todas as funcionalidades da Enterprise). Esta novidade permitirá aos programadores construir e testar as suas aplicações utilizando a edição Standard sem quaisquer custos de licenciamento.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!