A Microsoft está a disponibilizar uma nova build de pré-visualização do Windows 11 para os utilizadores inscritos no Canary Channel. A Build 27863, embora não seja a mais recheada de novidades, introduz algumas alterações significativas, com particular destaque para a implementação da criptografia pós-quântica, uma tecnologia anunciada pela gigante tecnológica na sua conferência anual Build, que decorreu no início desta semana.
Esta nova versão do Windows 11 passa a suportar o algoritmo de assinatura pós-quântica ML-DSA nas superfícies API de criptografia NCrypt e BCrypt, bem como nas APIs de certificado Crypt32.
Avanços na segurança: Criptografia pós-quântica em destaque
A grande estrela desta build é, sem dúvida, a introdução do suporte para criptografia pós-quântica. Com a crescente ameaça que os futuros computadores quânticos representam para os atuais sistemas de encriptação, a Microsoft dá um passo em frente na preparação do Windows 11 para esta nova realidade. O algoritmo ML-DSA (Module-Lattice-based Digital Signature Algorithm) é agora suportado, marcando um avanço importante na segurança do sistema operativo. Os programadores e entusiastas podem começar a explorar e testar esta nova camada de segurança através das APIs NCrypt, BCrypt e Crypt32.
Melhorias e correções implementadas
Para além da novidade na área da segurança, a Build 27863 traz também um conjunto de correções importantes que visam melhorar a estabilidade e a experiência de utilização do sistema:
- Foi resolvido um problema que resultava no erro 0xc0370106 ao iniciar o Windows Sandbox, uma falha que afetava a build anterior do Canary Channel.
- Corrigiu-se um bug que impedia o carregamento de superfícies essenciais do Windows em modo de segurança. Elementos como o Explorador de Ficheiros, o menu Iniciar e outros componentes vitais eram afetados.
- Foram solucionados problemas com a biblioteca msftedit.dll, que estavam a causar o crash de aplicações como o Sticky Notes e o Dxdiag em sistemas configurados para determinados idiomas, como hebraico ou árabe.
Atenção, Insiders: Problemas conhecidos nesta build
Como é habitual em versões de teste, existem alguns problemas já identificados pela Microsoft, que os Insiders devem ter em consideração:
- Nota Importante para PCs Copilot+: Se estiver a aderir ao Canary Channel num novo PC Copilot+ vindo do Dev Channel, Release Preview Channel ou de uma versão de retalho, perderá o PIN do Windows Hello e a biometria para iniciar sessão no PC, surgindo o erro 0xd0000225 e a mensagem “Algo correu mal e o seu PIN não está disponível”. Deverá conseguir recriar o PIN clicando em “Configurar o meu PIN”.
- Poderá surgir uma mensagem de erro relacionada com Modelos Administrativos ao abrir o Editor de Políticas de Grupo. Clicar em "OK" deverá permitir continuar a utilizar a ferramenta normalmente. Uma das causas deste problema foi corrigida nesta build, estando uma segunda correção em desenvolvimento para um futuro lançamento.
- A Microsoft está a investigar um problema em que a barra de tarefas não exibe o material acrílico (efeito de transparência) após a atualização para esta build.
- Está a ser trabalhada uma correção para um problema em que dispositivos de áudio com alta taxa de amostragem (como 192Hz) e múltiplos canais não produzem som após a atualização para esta build. A Microsoft agradece aos Insiders que forneceram informações detalhadas sobre este feedback.
- [Input] A entrada por caneta (pen input) poderá não responder em alguns PCs que suportam esta funcionalidade.
- [Gestor de Tarefas] A pesquisa e outras opções, como a filtragem, no Gestor de Tarefas não estão a funcionar.
Os utilizadores podem encontrar o anúncio oficial desta build no Windows Insider Blog.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!