Linus Torvalds anunciou finalmente o lançamento do kernel Linux 6.15, embora com umas ligeiras horas de atraso. Um bug reportado à última da hora obrigou a desativar uma funcionalidade, pelo menos por agora, adiando por pouco a chegada da nova versão. Segundo Torvalds, a última semana de desenvolvimento decorreu dentro da normalidade, com pequenas correções um pouco por todo o lado, sendo que os drivers foram, como habitualmente, a área que recebeu mais atenção.
Esta semana, foram adicionadas melhorias para uma variedade de dispositivos, incluindo portáteis HP ZBook, e registaram-se também aperfeiçoamentos a nível de software para o Bcachefs e io_uring.
Atraso de última hora marca o lançamento
O pequeno contratempo no lançamento do Linux 6.15 não deverá ter grande impacto, mas ilustra a natureza dinâmica do desenvolvimento do kernel. A equipa optou por desativar a funcionalidade problemática para garantir a estabilidade da versão final, demonstrando o compromisso com a qualidade.
Com o lançamento do 6.15, inicia-se também o ciclo de desenvolvimento do Linux 6.16. A janela de fusão (merge window) abre hoje, o que significa que em breve começaremos a ver as primeiras versões candidatas (release candidates) desta futura versão. No entanto, o arranque do desenvolvimento poderá ser um pouco mais lento esta segunda-feira, uma vez que se celebra o Memorial Day nos Estados Unidos, e muitos programadores poderão estar a gozar uma merecida pausa. Contudo, a janela de fusão abrirá como previsto. Nas palavras de Torvalds: "mas tal como o USPS [serviço postal dos EUA], 'nem neve, nem chuva, nem calor, nem a escuridão da noite' – nem o Memorial Day – param a janela de fusão." Uma exceção notável, recordou, ocorreu no ano passado, quando uma tempestade de gelo durante o inverno conseguiu efetivamente interromper os trabalhos.
Melhorias de hardware em destaque
No que diz respeito ao suporte específico de hardware mencionado no registo desta semana, destacam-se as seguintes novidades:
- Portáteis HP ZBook: Funcionalidade melhorada do LED de silenciamento do microfone.
- Lenovo Yoga Pro 7 14ASP10: Adicionada uma nova "quirk" (solução específica) para lidar com o comportamento particular deste hardware.
- Portáteis da plataforma Dell Chrome: Restauração do modo de silenciamento automático.
- Portáteis HP Agusta: Novo suporte para o chip de áudio CS35L41 HDA.
- Marvell uDPU: Definição do estado pinctrl para os LEDs de alarme.
- Allwinner H6: Uma reversão relacionada com a sua ligação PMIC.
- NPU Intel Arrow Lake U/H: Correção do seu ID PCI dentro do controlador de gestão de energia.
- Fujitsu Lifebook S2110: Adicionado suporte para teclas de atalho (hotkeys).
- Rockchip RK3576: Novas definições de clock e uma solução para o encerramento do seu controlador SDHCI.
Novidades no software: Bcachefs e io_uring em foco
Do lado do software, esta semana trouxe atualizações para o Bcachefs relacionadas com o "casefolding", melhorando o suporte para diretórios insensíveis a maiúsculas/minúsculas. Para quem não conhece, o Bcachefs é um sistema de ficheiros mais recente, introduzido em 2015 para Linux, que procura rivalizar com o ZFS e o Btrfs em termos de funcionalidades, ao mesmo tempo que oferece a velocidade e o desempenho do ext4 e XFS. O "casefolding" é um processo que converte as pesquisas para minúsculas ao pesquisar em sistemas de ficheiros insensíveis a maiúsculas, e as melhorias desta semana garantem que este processo seja mais fiável.
Foram também implementadas melhorias no io_uring que poderão resultar num melhor desempenho de rede. O subsistema de gestão de memória (mm) recebeu um conjunto de atualizações que incluem correções e melhorias de desempenho, incluindo refinamentos no manuseamento de buffers e proteções contra algumas vulnerabilidades de memória.
Próximo capítulo: Linux 6.16 já em desenvolvimento
Com o ciclo 6.15 agora concluído e disponível para o público, as atenções viram-se para o Linux 6.16. A comunidade de desenvolvimento do kernel inicia mais uma fase de integração de novas funcionalidades e melhorias, prometendo continuar a evolução desta peça fundamental do software open source.
Para quem desejar aprofundar todos os detalhes técnicos das correções desta semana, pode consultar a entrada correspondente nos arquivos da LKML (Linux Kernel Mailing List).
Nenhum comentário
Seja o primeiro!