1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Processador AMD Ryzen 9000 series

 

A ASRock veio finalmente a público reconhecer uma parcela de responsabilidade nos casos de processadores AMD Ryzen X3D que têm falhado prematuramente em motherboards da sua marca. A empresa sediada em Taiwan clarificou que não considera ser um problema originado pela AMD, mas sim relacionado com as configurações da funcionalidade de overclock automático da AMD, o Precision Boost Overdrive (PBO), presentes na sua BIOS. Um representante da ASRock aconselhou os utilizadores a atualizarem a BIOS das suas motherboards para a versão mais recente como medida preventiva, embora a empresa ainda não tenha emitido um comunicado oficial para alertar a sua base de clientes mais vasta.

 

Desde o lançamento dos processadores AMD Ryzen 9000 X3D em 2024, têm surgido relatos de unidades que deixaram de funcionar subitamente, por vezes com danos visíveis por queimadura na parte inferior do chip. Embora o problema tenha sido observado em motherboards de diferentes fabricantes, a incidência parece ser significativamente maior em modelos da ASRock, com mais de 100 casos documentados. Anteriormente, a ASRock tinha sugerido que se tratava de erro do utilizador, mas agora admite que as definições da BIOS da ASRock foram, de facto, um fator contribuinte.

 

ASRock quebra o silêncio: BIOS na origem das falhas

 

Numa entrevista com Steve do GamersNexus, Chris Lee, Vice-Presidente da divisão de motherboards da ASRock, afirmou: "Descobrimos que [o problema] deverá estar relacionado com as nossas definições da BIOS — nomeadamente as configurações do PBO [...] Ajustámos duas definições principais no PBO. Uma é o TDC (Thermal Design Current) e a outra é o EDC (Electrical Design Current). Verificámos que os nossos valores originais para estas duas definições poderiam estar demasiado elevados."

 

Lee acrescentou que acredita que o problema foi corrigido com a versão 3.25 da BIOS e recomendou que todos os proprietários de motherboards ASRock, especialmente aqueles com processadores X3D, atualizem para a BIOS mais recente. Pode procurar a versão mais recente para a sua motherboard diretamente no site da ASRock.

 

A solução passa pela atualização e suporte da marca

 

A ASRock comprometeu-se também a reparar quaisquer motherboards danificadas e indicou que os utilizadores afetados devem contactar diretamente a ASRock. A empresa cobrirá igualmente os custos de envio para devolução. No entanto, como salienta o VideoCardz, esta medida não resolve a questão de um CPU potencialmente danificado. Nesses casos, a ASRock sugere que o proprietário contacte a AMD ou o seu revendedor para acionar a garantia do processador, um processo sobre o qual a ASRock não tem controlo.

 

Comunicação oficial ainda é esperada

 

Existem relatos de utilizadores cujos processadores falharam mesmo após esta última atualização da BIOS. Este poderá ser um dos motivos pelos quais a ASRock ainda não fez um anúncio público de maior alcance sobre esta situação. Apesar do GamersNexus estar a divulgar a notícia, não existe qualquer declaração nos perfis de redes sociais da ASRock, no seu blog oficial ou na página principal do seu website.

 

Isto significa que haverá proprietários de motherboards ASRock que desconhecem a necessidade de atualizar as suas motherboards, e a ASRock deveria, idealmente, envidar esforços para os contactar diretamente. Felizmente, os processadores X3D são chips destinados a entusiastas, pelo que se espera que os seus proprietários acompanhem as notícias do mundo da informática com regularidade.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech