Nas últimas semanas, a Microsoft atualizou discretamente a página de requisitos mínimos do Windows 11, alargando o leque de processadores compatíveis com as funcionalidades de inteligência artificial (IA) do sistema. Agora, para além dos já conhecidos modelos da Qualcomm, incluem-se também opções da AMD e da Intel.
O que são os Copilot+ PCs e a exigência de NPU?
Para quem ainda não está a par das novidades da gigante tecnológica, a Microsoft introduziu, há algum tempo, uma nova categoria de computadores com Windows 11, batizada de “Copilot+ PCs”. O grande diferencial destas máquinas reside na sua unidade de processamento neural (NPU) otimizada, capaz de executar localmente tarefas de inteligência artificial – como as que serão integradas no Windows 11 24H2. Para se qualificarem, estes computadores devem possuir uma NPU com capacidade para mais de 40 TOPS (triliões de operações por segundo).
Novos processadores: Intel e AMD entram na lista
Inicialmente, apenas os computadores equipados com os chips Snapdragon X da Qualcomm integravam a classe dos Copilot+ PCs. Contudo, com a recente alteração, modelos da Intel e da AMD foram também adicionados à lista de requisitos mínimos. Conforme detalhado na página de especificações do Windows 11 da Microsoft, o novo requisito é "um processador compatível ou Sistema em um Chip (SoC) com uma NPU capaz de executar mais de 40 TOPS. Atualmente, isso inclui os modelos AMD Ryzen AI 300 series, Intel
Core
Ultra 200V series e Snapdragon
X series". Antes desta atualização, a lista era exclusiva dos modelos Snapdragon da série X.
Outros requisitos: RAM e armazenamento
Para além da flexibilização dos requisitos de processador, a empresa manteve as exigências mínimas de memória RAM e armazenamento já conhecidas. Adicionalmente aos outros requisitos mínimos de sistema para o Windows 11, os Copilot+ PCs terão de vir equipados com, pelo menos, 16 GB de RAM DDR5/LPDDR5 e 256 GB de armazenamento SSD/UFS.
Incentivo à compra de novo hardware
A Microsoft continua também a incentivar a aquisição de novo hardware para que os utilizadores possam tirar partido das inovações em IA. "Para desfrutar de experiências únicas no PC Copilot+, os clientes precisarão adquirir novo hardware", lê-se na página de suporte da empresa.
Embora esta adição seja extremamente bem-vinda, pois alarga o suporte das funcionalidades de IA do sistema a outras plataformas de hardware, seria ideal que a Microsoft começasse a disponibilizar páginas de suporte distintas para cada lista de chips compatíveis da Intel, AMD e Qualcomm – à semelhança do que já faz para os requisitos gerais de CPU do sistema operativo. Resta-nos aguardar para ver se esta abordagem será implementada à medida que mais processadores compatíveis forem lançados.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!