O algoritmo "Para Ti" do TikTok é, para muitos, um mistério fascinante que nos leva por "buracos de coelho" digitais muitas vezes imprevisíveis. No entanto, a plataforma está agora a dar um passo importante para oferecer aos seus utilizadores um maior controlo sobre o conteúdo que lhes é recomendado. A empresa anunciou o lançamento de novas ferramentas desenhadas para personalizar as "feeds" e garantir que os utilizadores vejam mais do que realmente lhes interessa – ou menos do que não querem.
Controlo de tópicos: mais ou menos do que adora (ou odeia!)
Uma das novidades é a funcionalidade "Gerir Tópicos", que está a ser disponibilizada globalmente a todos os utilizadores. Esta opção permite ajustar a frequência com que determinados tipos de vídeos aparecem nas suas recomendações. Através de barras de ajuste simples, os utilizadores podem indicar se querem "ver mais" ou "ver menos" de cerca de uma dúzia de categorias gerais, como natureza, comida e bebida, moda e beleza, ou animais de estimação. É importante notar que estes controlos não eliminarão completamente qualquer tema, mas influenciarão significativamente a sua presença à medida que os seus interesses evoluem.
Filtros inteligentes: diga adeus ao conteúdo indesejado
Para quem procura um controlo ainda mais granular, o TikTok está a expandir a sua opção de filtragem de palavras-chave. Agora, a aplicação vai usar inteligência artificial (IA) para tornar estes filtros mais inteligentes e eficazes. Por exemplo, se decidir filtrar o termo "remodelação", a aplicação poderá automaticamente adicionar palavras como "renovações" aos seus filtros. A IA também será capaz de bloquear grafias alternativas de tópicos, como "gato" ou "g@to". A empresa prevê que estes "filtros inteligentes" se tornem cada vez mais precisos com o tempo e que, futuramente, os utilizadores poderão adicionar até 200 palavras-chave à sua lista.
Ambas as funcionalidades já estão disponíveis e podem ser encontradas nas definições do TikTok, na secção de "preferências de conteúdo". Com estas atualizações, a plataforma procura dar mais poder aos utilizadores para moldarem a sua experiência e garantirem que a sua "feed Para Ti" é verdadeiramente adaptada aos seus gostos.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!