A Samsung anunciou uma parceria com a Glance para integrar uma nova plataforma de comércio suportada por inteligência artificial diretamente nos ecrãs de bloqueio dos seus smartphones Galaxy nos Estados Unidos. Embora a funcionalidade seja opcional, a notícia levanta questões sobre a crescente presença de publicidade em dispositivos que já representam um investimento considerável para os consumidores.
O novo serviço é gerido pela Glance, uma empresa tecnológica fundada em 2019 que se especializou em plataformas de publicidade para ecrãs de bloqueio. Este é um espaço publicitário particularmente valioso – e, para muitos, intrusivo – o que permitiu à Glance ganhar tração em mercados como a Índia, Japão e sudeste asiático. No ano passado, a empresa iniciou testes nos Estados Unidos em colaboração com a Motorola e a Verizon. A Glance conta com investimento de entidades como a Google e a Jio Platforms.
O que esperar da "Glance AI" no teu Samsung?
Nos telemóveis Samsung, a "Glance AI" surgirá como uma aplicação e um ecrã de bloqueio alternativo, sendo, segundo as empresas, "uma experiência totalmente opcional". O foco principal parece ser o comércio eletrónico: os utilizadores poderão carregar uma fotografia sua para visualizarem "imagens hiper-realistas" de si próprios com diversas peças de roupa de "mais de 400 marcas de referência nos EUA e outros países". Cada visual pode ser guardado como papel de parede do ecrã de bloqueio ou armazenado no dispositivo.
Além da vertente de compras, a Glance AI também funcionará como um serviço de recomendação de conteúdo, à semelhança do Google Discover Feed ou do MSN. Num comunicado de imprensa, a empresa refere que "a Glance AI também tira partido de conteúdo em tendência, eventos locais e momentos das redes sociais para tornar as recomendações atuais, relevantes e apelativas. A inferência de alta velocidade ajuda a disponibilizar opções como vendas flash e comércio orientado por tendências, tornando cada experiência de compra única e fluida."
A velha questão da publicidade em dispositivos premium
Apesar de a Samsung e a Glance apresentarem esta novidade como uma atualização útil para quem gosta de comprar roupa online, a iniciativa assemelha-se bastante às já conhecidas publicidades em ecrãs de bloqueio presentes nos tablets Fire da Amazon, em alguns telemóveis desbloqueados com "Prime Exclusive" e em diversos smartphones e tablets de gama de entrada. A própria Samsung não é estranha ao envio de notificações promocionais e publicidade nos seus próprios equipamentos, uma situação por vezes agravada pelo bloatware das operadoras.
A inclusão de anúncios em ecrãs de bloqueio pode ser, até certo ponto, compreensível em dispositivos mais económicos, ajudando a subsidiar o baixo custo do hardware. Um tablet Fire 7 de 30 dólares, por exemplo, provavelmente tem custos de produção e distribuição superiores a esse valor, com a Amazon a compensar parte da diferença através da publicidade. No entanto, a maioria dos telemóveis e tablets da Samsung não são propriamente baratos – o futuro Galaxy S25 Ultra, por exemplo, tem um preço estimado que ronda os 1300 dólares (aproximadamente 1200 euros à taxa de câmbio atual). Agora, a empresa sul-coreana parece incentivar mais uma plataforma publicitária nos seus dispositivos, com acesso privilegiado ao ecrã de bloqueio.
Resta esperar que os anúncios no ecrã de bloqueio através da Glance AI se mantenham efetivamente como uma funcionalidade opcional e não sejam ativados automaticamente para nenhum utilizador. A contínua tentativa de extrair lucro de dispositivos que já custam centenas, ou mesmo milhares, de euros começa a ser, no mínimo, cansativa para os consumidores.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!