1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Xbox Ally X

 

A Microsoft anunciou uma nova aposta no crescente mercado de consolas portáteis com o lançamento de duas novas versões da Xbox Ally, equipadas com processadores AMD Ryzen. A grande novidade, no entanto, reside no software: estes dispositivos correm uma versão especialmente otimizada e simplificada do Windows 11 Home, desenhada para oferecer a melhor experiência de jogo possível.

 

Esta não é apenas uma versão com alguns ajustes. A gigante tecnológica mergulhou a fundo no código do sistema operativo para criar uma experiência que elimina tudo o que não é essencial para o gaming.

 

Um Windows 11 focado apenas no essencial

 

A equipa responsável pelo projeto incluiu veteranos com mais de duas décadas de experiência no sistema operativo da Xbox. Segundo Jason Beaumont, Vice-Presidente de experiências na Xbox, o objetivo foi reimaginar o que o Windows pode ser neste formato compacto.

 

Em declarações ao The Verge, Beaumont explicou que, quando um jogador inicia a experiência de ecrã completo, muitos dos elementos tradicionais do Windows simplesmente não são carregados. Isto inclui o papel de parede do ambiente de trabalho, a barra de tarefas e vários processos em segundo plano que foram originalmente pensados para cenários de produtividade e não para jogos.

 

Roanne Sones, vice-presidente corporativa de dispositivos e ecossistema de jogos na Xbox, acrescentou que a equipa também reduziu significativamente o número de notificações e pop-ups, prometendo continuar a ouvir o feedback dos jogadores para futuras melhorias e refinamentos.

 

Xbox Ally X

 

Mais memória e autonomia para o que realmente importa: os jogos

 

As otimizações vão muito para além da superfície e traduzem-se em benefícios práticos e mensuráveis para os jogadores. Brianna Potvin, a principal responsável de engenharia de software na Xbox, revelou detalhes sobre o impacto destas mudanças no desempenho.

Os testes iniciais da Microsoft mostram resultados impressionantes:

 

  • Libertação de Memória: Ao desativar componentes desnecessários do Windows, o sistema consegue libertar cerca de 2 GB de memória RAM, que ficam totalmente disponíveis para os jogos.
  • Maior Eficiência Energética: Um dispositivo que entra em modo de suspensão a partir da interface de jogo otimizada consome apenas um terço da energia em comparação com o modo de suspensão ativado a partir do ambiente de trabalho tradicional do Windows.

 

Estas melhorias representam um passo significativo para resolver algumas das queixas mais comuns dos utilizadores de PCs portáteis para jogos, prometendo não só um desempenho mais fluido, mas também uma maior autonomia da bateria.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech