1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Logo da Microsoft com comando de videojogo

 

Parece que os planos da Microsoft para lançar uma consola Xbox portátil sofreram uma reviravolta. Notícias recentes indicam que o projeto de um dispositivo construído internamente pela gigante de Redmond foi, por agora, colocado em segundo plano. Em vez disso, a empresa estará a concentrar os seus esforços em otimizar o desempenho do Windows 11 para jogos em consolas portáteis de outros fabricantes, incluindo um modelo em desenvolvimento pela ASUS.

 

O que se falava sobre a portátil da Microsoft

 

Recorde-se que circulavam informações de que a Microsoft estaria a preparar-se para entrar no mercado das consolas portáteis com um dispositivo Xbox, previsto para ser lançado em 2025. O objetivo seria competir diretamente com a Steam Deck e outras consolas portáteis baseadas em Windows e impulsionadas pelo SteamOS.

 

Inicialmente, esperava-se que o design do aparelho seguisse a linha estética da Xbox e que fosse um projeto totalmente desenvolvido pela Microsoft. Posteriormente, surgiram relatos que sugeriam uma colaboração com fabricantes terceiros, como a Lenovo, ASUS ou MSI. Algumas informações chegaram mesmo a apontar a ASUS como a responsável por trazer a consola Xbox portátil ao mercado, com alegadas fotografias de registo a darem um vislumbre do seu possível aspeto.

 

ASUS e o "Project Kennan": a nova prioridade

 

Agora, uma nova informação veiculada pelo Windows Central, com base em fontes internas, revela que a Microsoft está a dar prioridade ao desenvolvimento da consola portátil da ASUS, conhecida internamente como "Project Kennan". Esta mudança de estratégia visa fazer frente à crescente popularidade do SteamOS da Valve. Dispositivos com SteamOS, como a Steam Deck, têm vindo a superar as consolas baseadas em Windows 11 em termos de potência, desempenho e eficiência.

 

Prevê-se que o "Project Kennan" da ASUS seja lançado até ao final deste ano. Com o hardware provavelmente já finalizado, a Microsoft e a ASUS estarão a dedicar mais tempo ao polimento da experiência de software, com o intuito de oferecer a melhor experiência de jogo possível com Windows 11 em dispositivos portáteis.

 

Otimização do Windows 11 e da app Xbox em foco

 

Entre os objetivos desta colaboração está também a melhoria da funcionalidade da aplicação Xbox e a otimização do desempenho do sistema operativo. Estas melhorias visam elevar a experiência de jogo em consolas portáteis como a ASUS ROG Ally e a Lenovo Legion Go.

 

O sonho de uma Xbox portátil da Microsoft não morreu

 

A boa notícia para os fãs é que, alegadamente, a Microsoft não desistiu completamente do seu sonho de ter uma consola portátil própria. A empresa continuará investida no desenvolvimento do seu dispositivo. No entanto, de momento, optou por apoiar o desenvolvimento de hardware de terceiros e aperfeiçoá-lo, adiando os seus planos para um lançamento nativo.

 




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech