As ruas de Los Angeles transformaram-se num cenário de caos este fim de semana, e a tecnologia de ponta da Waymo foi um alvo inesperado. Pelo menos cinco veículos elétricos e autónomos Jaguar I-Pace, operados pela empresa, foram completamente destruídos por incêndio durante protestos que escalaram para a violência.
O incidente representa um golpe considerável para as operações locais da empresa, podendo ter eliminado até 5% da sua frota total em Los Angeles.
Protestos violentos resultam em destruição tecnológica
A cidade californiana foi palco de manifestações em larga escala durante o fim de semana, em resposta a várias rusgas conduzidas pelo serviço de Imigração e Alfândegas dos EUA (ICE) na semana anterior. Embora a maioria dos protestos tenha sido pacífica, alguns pontos da cidade registaram confrontos violentos com a polícia, resultando em motins, pilhagens e danos generalizados a propriedade, situação que se agravou após o Presidente Trump ter chamado a Guarda Nacional.
Num ato que parece ter sido deliberado e direcionado, vários veículos da Waymo foram chamados através da aplicação para a zona das ruas Arcadia e Alameda. Aí, os manifestantes cortaram os pneus dos carros, partiram os vidros e pintaram mensagens contra o ICE na carroçaria. O ataque culminou no domingo, por volta das 17h00 locais (1h00 da manhã de segunda-feira em Lisboa), quando os veículos foram incendiados.
Devido aos protestos em curso, os bombeiros não conseguiram aceder ao local a tempo, resultando na destruição completa dos carros autónomos.
Frota da Waymo em LA sofre um golpe significativo
Estima-se que a Waymo opere uma frota de aproximadamente 100 veículos em Los Angeles, o que significa que este ataque isolado destruiu uma percentagem relevante dos seus recursos na cidade. Segundo informações avançadas pelo site Electrek, a empresa realiza mais de 120.000 viagens por semana em toda a Califórnia, sendo que a sua maior operação se concentra na Bay Area, perto de São Francisco.
Apesar do revés, a Waymo tem demonstrado uma taxa de utilização elevada da sua frota relativamente pequena, conquistando fatias de mercado importantes. Em São Francisco, por exemplo, estima-se que a empresa já detenha cerca de 20% do mercado de transporte por aplicação.
Apesar do ataque, a expansão da Waymo parece imparável
Ainda que a perda de cinco Jaguar I-Pace seja visualmente impactante, não deverá constituir um grande entrave aos planos de crescimento da Waymo. A empresa, que opera atualmente mais de 1.500 veículos entre São Francisco, Los Angeles, Phoenix e Austin, anunciou recentemente a aquisição de mais 2.000 Jaguar I-Pace elétricos.
Este investimento massivo tem como objetivo mais do que duplicar a frota total ao longo do próximo ano, permitindo não só a reposição rápida de veículos perdidos como o de Los Angeles, mas também a expansão para novos mercados.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!