
A Xpeng prepara-se para agitar o mercado dos veículos elétricos com a apresentação do seu mais recente SUV de tamanho médio, o G7. O novo modelo será revelado oficialmente esta quarta-feira, com o presidente da empresa, He Xiaopeng, a prometer não apenas mais um carro, mas sim o primeiro "carro com IA" a incorporar uma capacidade de computação de nível L3, abrindo portas para uma condução autónoma mais avançada.
O G7 é descrito como um SUV inteligente que consegue aliar "tecnologia de peso a um conforto espaçoso". Com um design que a marca aponta como futurista, de linhas fluidas e com uma forte sensação de inovação e poder, este veículo pretende captar a atenção num segmento cada vez mais competitivo.
Um design familiar com foco no espaço interior
Posicionado como um SUV de médio porte, o Xpeng G7 mede 4892 mm de comprimento, 1925 mm de largura e 1655 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2890 mm. Ao contrário da tendência de design coupé vista no Tesla Model Y ou no G6 da própria Xpeng, o G7 adota uma silhueta de SUV mais tradicional. Esta escolha tem um propósito claro: maximizar o espaço interior, especialmente a altura para a cabeça dos passageiros no banco de trás, tornando-o numa proposta mais orientada para as famílias.
O seu visual jovem é complementado por detalhes como a parte inferior da carroçaria em preto, uma elevada distância ao solo e um proeminente spoiler traseiro. Outros pormenores de design incluem espelhos retrovisores exteriores em preto, puxadores de porta ocultos para melhor aerodinâmica e vidros de privacidade para as janelas traseiras. O veículo contará ainda com um tejadilho panorâmico, que deverá ter um revestimento para uma proteção solar eficaz. O interior, revelado acidentalmente por uma estação de televisão, aposta num estilo minimalista, ao ponto de omitir o tradicional painel de instrumentos atrás do volante.

A tecnologia de ponta está no interior: AR-HUD da Huawei e chip Turing
Um dos maiores destaques do G7 é, sem dúvida, o seu sistema "Chasing Light Panorama AR-HUD", desenvolvido em colaboração com a Huawei. Este sistema de Head-Up Display com realidade aumentada estreia-se no G7 e integra o hardware de excelência da Huawei com o software da Xpeng para oferecer uma experiência de navegação e assistência à condução de última geração.
As especificações são impressionantes:
- Área de projeção de 87 polegadas, capaz de exibir informações sobre várias faixas de rodagem.
- Cobertura para oito cenários de condução, incluindo estradas principais, cruzamentos e curvas.
- Brilho superior a 12.000 nits e um rácio de contraste de 1800:1.
- Gama de cores de 85% NTSC.
Este sistema sobrepõe a navegação digital à visão do mundo real, projetando um "tapete de luz" AR que se ajusta a obstáculos e inclinações, ajudando o condutor a tomar decisões e aumentando a segurança. Fornece alertas de mudança de faixa, de peões e presta assistência em condições meteorológicas adversas.
Para além disto, o G7 será o primeiro veículo a ser equipado com o chip de IA Turing, desenvolvido pela própria Xpeng. A marca descreve-o como o "teto da capacidade de computação", sendo capaz de gerir os complexos modelos de condução autónoma e do cockpit inteligente.
Motorização e preços: o que esperar do Xpeng G7
No que toca à performance, o G7 virá equipado com o mesmo motor elétrico do Xpeng G6, que oferece uma potência máxima de 218 quilowatts (cerca de 292 cavalos). A energia será fornecida por uma bateria de fosfato de ferro-lítio da CALB. Embora a autonomia exata ainda não tenha sido anunciada, espera-se que o baixo consumo de energia seja um dos seus principais argumentos de venda.
O Xpeng G7 foi concebido para dar ênfase à inteligência e ao espaço, incorporando inúmeras tecnologias novas. O preço esperado na China ronda os 250.000 yuan (aproximadamente 32.000 euros), colocando-o em competição direta com modelos de peso como o Tesla Model Y, o Xiaomi SU7 e o Zeekr 7X.
O modelo tem a sua estreia marcada com abertura de pré-vendas para o dia 11 de junho, e as primeiras entregas estão planeadas para o terceiro trimestre de 2025.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!