A XPENG acaba de apresentar uma proposta ambiciosa para o mercado de veículos elétricos na China: o MONA M03 Max. Este novo hatchback elétrico chega com um preço de 20.000 dólares (aproximadamente 150.000 RMB ou cerca de 18.400 euros à taxa de câmbio atual) e uma característica que o destaca na sua faixa de preço: a oferta de condução inteligente autónoma de nível citadino sem necessidade de subscrições adicionais.
Condução inteligente de nível superior a preço competitivo
O coração tecnológico do M03 Max é o sistema de condução inteligente AI Turing, desenvolvido internamente pela XPENG. Este sistema é alimentado por dois chips NVIDIA Orin-X, que juntos oferecem uma capacidade de computação de 508 TOPS (triliões de operações por segundo), um valor anunciado como quatro vezes superior ao de outros veículos na mesma categoria. A plataforma integra perceção, tomada de decisão e controlo num único sistema coeso.
Para "ver" o mundo, o M03 Max conta com 27 sensores e um ecrã de Realidade Circundante (Surround Reality Display), capazes de detetar mais de 50 elementos rodoviários distintos, como sinais de trânsito e obstáculos. O sistema permite um controlo partilhado entre o condutor e a inteligência artificial, garantindo que não existem interrupções abruptas durante a direção manual. Funcionalidades avançadas de estacionamento e condução assistida ponto-a-ponto também fazem parte do pacote.
Um cockpit que conversa e aprende
No interior, a experiência tecnológica continua com o novo sistema operativo AI Tianji System 5.7.0. Esta atualização introduz mais de 300 novas funcionalidades e utiliza o modelo de linguagem de grande escala (LLM) da XPENG, o XGPT. O controlo por voz foi aprimorado, cobrindo agora mais de 90% das funções do veículo, com a maioria dos comandos a serem processados em menos de um segundo. O assistente de voz suporta conversas fluidas e um "modo de pensamento profundo" para respostas contextualmente mais relevantes.
O habitáculo do MONA M03 Max inclui um ecrã central de 15,6 polegadas e um sistema de som surround 7.1.4 com 18 altifalantes. Para o conforto do condutor, o banco dispõe de apoio lombar tri-zona com função de massagem. Os espelhos retrovisores laterais são sem moldura e incluem aquecimento, rebatimento automático, memória e inclinação automática em marcha-atrás. Um indicador luminoso azul assinala quando o sistema de condução assistida está ativo.
Autonomia e o sucesso da família MONA
O XPENG MONA M03 Max estará disponível com duas opções de autonomia: 600 km e 502 km (ciclo chinês, provavelmente CLTC). Haverá ainda uma versão Plus com autonomias de 620 km e 515 km, procurando satisfazer diferentes necessidades dos utilizadores.
Este lançamento segue-se ao sucesso do MONA M03 Pro, introduzido em agosto de 2024, do qual a XPENG já entregou 120.000 unidades, estabelecendo um recorde de entregas entre as startups de veículos elétricos na China.
Chegada à Europa? O futuro da XPENG MONA
De momento, não existem planos para o lançamento global do MONA M03 Max. No entanto, a XPENG já confirmou que os futuros modelos da submarca MONA têm como objetivo os mercados internacionais, o que poderá significar a chegada de propostas semelhantes à Europa nos próximos anos.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!