A Google está a testar uma nova versão do seu popular navegador, o Chrome, que irá ditar o fim do suporte para alguns dos modelos mais icónicos da Apple. Se ainda utiliza um iPhone 8 ou um iPhone X, a próxima grande atualização do Chrome marcará o fim da linha para o seu dispositivo, uma vez que deixará de ser compatível.
A razão é simples: a futura versão do Google Chrome irá exigir o iOS 17 para poder ser instalada e funcionar corretamente. A Apple, ao lançar o iOS 17, já tinha deixado de dar suporte oficial a estes modelos, e agora a Google segue o mesmo caminho com as suas aplicações. Segundo informações avançadas pelo site MacRumors, esta mudança é iminente.
Fim do suporte não se limita aos iPhones
A medida não afetará apenas os utilizadores de iPhone. Vários modelos de iPad também ficarão impossibilitados de atualizar o navegador. A nova versão do Chrome exigirá o iPadOS 17, o que significa que os seguintes dispositivos deixarão de receber novas atualizações do browser:
- iPad (5ª geração)
- iPad Pro (9,7 polegadas)
- iPad Pro (12,9 polegadas, 1ª geração)
Para os proprietários destes equipamentos, o Chrome continuará a funcionar na sua versão atual, mas não receberá mais atualizações de funcionalidades ou, mais criticamente, de segurança.
Nova versão em testes e futuro incerto
De momento, a futura versão do Chrome, identificada como v138.7204.13, encontra-se em fase de testes beta através da plataforma TestFlight da Apple. Ainda não existe uma data oficial para o seu lançamento ao público em geral, mas é expectável que aconteça nos próximos meses.
Enquanto a nova versão não chega, a atual já trouxe melhorias significativas para os utilizadores de produtos Apple, como a introdução de grupos de separadores no iPad e a sincronização do Gestor de Palavras-passe da Google tanto no iPhone como no iPad, para além de melhorias gerais de estabilidade e desempenho.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!