A Apple está a trabalhar numa nova funcionalidade para o iOS 26, denominada "adaptive power" (energia adaptativa), que promete otimizar de forma inteligente a autonomia do iPhone. A novidade, já presente na versão beta para developers, visa prolongar a vida útil da bateria através de uma gestão energética mais dinâmica.
Como funciona o 'adaptive power'?
Segundo a descrição da própria Apple na versão de teste do iOS 26, esta funcionalidade fará "pequenos ajustes de desempenho para estender a vida da sua bateria". Na prática, isto pode traduzir-se numa ligeira redução do brilho do ecrã ou em fazer com que "algumas atividades demorem um pouco mais a concluir" em segundo plano, de modo a consumir menos recursos.
Adicionalmente, o sistema poderá ativar automaticamente o Modo de Baixo Consumo quando a bateria atingir os 20%, restringindo atividades em segundo plano para garantir que o telemóvel se mantém ligado por mais tempo. Atualmente, esta nova opção de "adaptive power" pode ser encontrada no menu Definições, na secção Bateria > Modo de Energia
, ao lado do já conhecido Modo de Baixo Consumo.
A concorrência e a origem da notícia
A possibilidade de uma funcionalidade de otimização de bateria baseada em inteligência artificial já tinha sido avançada no mês passado por Mark Gurman, da Bloomberg. Na altura, Gurman referiu que a ferramenta utilizaria os "dados de bateria recolhidos dos dispositivos dos utilizadores" para determinar em que aplicações deveria reduzir o consumo de energia.
Esta abordagem não é totalmente nova no mundo dos smartphones. A Google já oferece uma funcionalidade semelhante nos seus telemóveis Android, chamada "Bateria Adaptativa". Este sistema recorre à inteligência artificial para analisar os padrões de utilização do dispositivo, permitindo-lhe desativar em segundo plano as aplicações que são menos utilizadas pelo utilizador.
Quando chega e o que mais traz o iOS 26?
A Apple planeia lançar a versão beta pública do iOS 26 já no próximo mês, com a versão final a chegar a todos os utilizadores no outono.
Para além desta gestão inteligente da bateria, o iOS 26 promete um conjunto de novas funcionalidades e melhorias. Entre as novidades contam-se um novo design apelidado de "Liquid Glass", atualizações para as aplicações de Câmara, Telefone, Safari e Mensagens, bem como a implementação da Apple Intelligence para permitir a tradução em tempo real de chamadas e mensagens de texto.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!