A sigla que marcou uma geração de entusiastas está de volta. A Peugeot aproveitou a mítica prova das 24 Horas de Le Mans para anunciar o renascimento do emblema GTI, e fê-lo de uma forma que promete agitar o mercado: o novo Peugeot E-208 GTI é o primeiro desportivo da linhagem a ser 100% elétrico e chega para reclamar o seu trono seis anos depois.
Um coração elétrico partilhado com a família Stellantis
Para dar vida a este novo desportivo, a Peugeot recorreu à plataforma e-CMP do grupo Stellantis, uma base já conhecida de outros modelos como o Fiat 600e e o Alfa Romeo Junior. Não é de estranhar, por isso, que o E-208 GTI partilhe o seu "coração" com as versões mais potentes destes seus primos, nomeadamente o Abarth 600e Scorpionissima e o Alfa Romeo Junior Veloce.
O motor elétrico instalado na dianteira debita uns impressionantes 280 cavalos de potência (206 kW) e 345 Nm de binário. No entanto, a marca do leão parece ter afinado a receita para garantir uma pequena vantagem, prometendo uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,7 segundos. Este número não só supera os 5,9 segundos do Alfa e do Abarth, como transforma este pequeno elétrico no GTI com o arranque mais rápido na história da Peugeot.
Em termos de autonomia, a marca anuncia um alcance de 350 km com uma única carga. As velocidades de carregamento, por sua vez, são competentes, com a Peugeot a indicar que uma carga de 20% a 80% demora "menos de" 30 minutos.
Um design que pisca o olho ao passado
A alma de um GTI não vive apenas do motor, e a Peugeot sabe-o bem. O novo E-208 GTI exibe uma postura agressiva e musculada, cortesia de uma suspensão rebaixada em 30 mm e de vias mais largas, que aumentaram 56 mm na frente e 27 mm na traseira. Esta aparência evoca imediatamente a memória do lendário 205 GTI 1.9.
As homenagens não ficam por aqui:
- As jantes de 18 polegadas recriam o design icónico do 205 GTI 1.9.
- O logótipo GTI no pilar C tem um grafismo vermelho que imita o do seu antepassado.
- A cor vermelha surge em destaque nos guarda-lamas, na grelha, nos faróis e nas imponentes pinças de travão de quatro pistões, que mordem discos de 355 mm.
O interior continua a celebração do legado, com uma profusão de detalhes em vermelho. A iluminação ambiente e os ecrãs digitais (cuja cor pode ser alterada) vêm pré-configurados em tons de encarnado, cor que se estende aos tapetes, cintos de segurança e costuras do painel de instrumentos. Os bancos desportivos são uma autêntica carta de amor ao clássico, com uma faixa central a remeter para os bancos em pele e tecido do 205 1.9 e um padrão em malha a homenagear as versões 1.6.
Chassis afinado para emoções fortes
Com tantas referências ao passado, as expectativas para a experiência de condução estão ao rubro. A Peugeot equipou o E-208 GTI com molas e amortecedores afinados, uma nova barra estabilizadora traseira, pneus Michelin Pilot Sport Cup 2, próprios para utilização em pista, e uma direção assistida com uma resposta mais apurada. Os ingredientes para uma condução emocionante parecem estar todos reunidos.
O novo Peugeot E-208 GTI deverá chegar ao mercado ainda este ano. Embora o preço oficial não tenha sido divulgado, as estimativas apontam para um valor a rondar os 43 mil euros.
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