Prepare-se para que a sua paciência seja posta à prova da próxima vez que abrir o YouTube. A Google está a testar a introdução de anúncios de 30 segundos que não podem ser ignorados, abrindo um formato premium a um leque muito mais vasto de anunciantes e, potencialmente, mudando a forma como vemos vídeos na plataforma.
O que está a mudar no YouTube?
Até agora, os anúncios de 30 segundos "non-skippable" (não ignoráveis) eram uma espécie de luxo no mundo da publicidade do YouTube. Estavam reservados apenas para grandes marcas com orçamentos avultados, através de acordos de compra especiais conhecidos como "YouTube Reservation". Isto garantia-lhes um posicionamento de destaque, mas com um custo e uma burocracia associados.
A grande novidade é que a Google está a testar este formato dentro do sistema de leilões do Google Ads. Na prática, isto "democratiza" o acesso. Qualquer anunciante poderá, teoricamente, competir por este tempo de antena premium, utilizando as mesmas ferramentas a que já está habituado. Estes novos anúncios de 30 segundos irão aparecer ao lado dos já conhecidos formatos de 15 segundos (também não ignoráveis) e dos "bumper ads" de 6 segundos.
Mais poder para os anunciantes
Para as empresas e agências de marketing, esta mudança é significativa. A disponibilização dos anúncios de 30 segundos no sistema de leilão oferece três grandes vantagens:
- Maior controlo criativo: O dobro do tempo permite contar histórias mais complexas e transmitir uma mensagem mais completa.
- Acesso a inventário de elite: Deixa de ser necessário um acordo de reserva dispendioso para ter acesso a um dos formatos de maior impacto da plataforma.
- Atenção garantida: Numa era de atenção fragmentada, forçar o espectador a ver a totalidade de um anúncio de meio minuto é uma ferramenta poderosa.
As ferramentas de segmentação, como palavras-chave, definição de públicos-alvo e outros filtros, permanecem as mesmas, permitindo uma integração simples nas campanhas já existentes.
A opinião dos especialistas
A novidade está a ser bem recebida por alguns especialistas do setor. Anthony Higman, fundador e CEO da ADSQUIRE, que considera os anúncios de 15 segundos um dos seus formatos favoritos pelo equilíbrio entre impacto e brevidade, acredita que o público irá adaptar-se. Numa publicação na sua página de LinkedIn, escreveu que acredita que os utilizadores acabarão por assistir aos 30 segundos.
O futuro: mais anúncios ou mais subscritores Premium?
Se esta fase de testes (beta) for alargada a todos, os anunciantes terão uma nova e potente arma no seu arsenal de marketing digital. Para os utilizadores, o cenário é diferente. A consequência direta será, inevitavelmente, mais tempo de espera para que o vídeo desejado comece.
A alternativa, como a Google certamente não se importará de lembrar, é aderir ao YouTube Premium, o serviço de subscrição que, entre outras vantagens, elimina por completo a publicidade. Resta saber quantos utilizadores optarão por abrir a carteira em vez de exercitarem a paciência.
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