Nas últimas semanas, uma vaga de frustração tem vindo a crescer entre os utilizadores do Instagram. Milhares de contas estão a ser banidas ou suspensas, aparentemente por engano, e muitos suspeitam que os sistemas de moderação por Inteligência Artificial da Meta sejam os culpados, embora não existam provas diretas. Contactada para comentar a situação, a Meta tem-se mantido em silêncio.
Uma onda de frustração sem resposta
As queixas acumulam-se em várias plataformas sociais, como o Reddit e o X (anteriormente Twitter). Os relatos seguem um padrão semelhante: utilizadores veem as suas contas banidas apesar de garantirem não ter violado os termos de serviço da empresa. Para agravar a situação, o processo de recurso parece ser ineficaz, com muitos a afirmar que não obtêm qualquer tipo de resposta após submeterem os seus casos para revisão.
A falta de um canal de contacto direto com a equipa de suporte da Meta deixa os utilizadores num beco sem saída. "Já submeti vários apelos, carreguei o meu documento de identificação e tentei contactar a Meta por todos os canais oficiais, mas fui completamente ignorado. Sinto que estou a gritar para o vazio", desabafou um utilizador do Reddit sobre o banimento da sua conta pessoal.
É de notar que a Meta oferece o serviço de subscrição "Meta Verified" para criadores e empresas, que promete acesso prioritário ao apoio ao cliente, criando uma aparente divisão na qualidade do suporte oferecido. As publicações principais na comunidade do Instagram no Reddit focam-se quase exclusivamente nesta onda de banimentos. No X, as respostas às publicações do Instagram estão inundadas de apelos para que a empresa resolva as suspensões ou, no mínimo, reconheça publicamente o problema.
A sombra da Inteligência Artificial e a mobilização dos utilizadores
Embora seja normal que sistemas de moderação automática cometam erros, o volume de queixas recentes é alarmante e leva muitos a apontar o dedo à IA. A situação tornou-se tão tensa que já existe uma petição no Change.org com mais de 4.000 assinaturas e ameaças de uma ação judicial coletiva contra a Meta.
Este cenário não é inédito. No início deste ano, o Pinterest enfrentou um problema semelhante com banimentos em massa. Na altura, a empresa acabou por admitir que as suspensões foram um "erro interno", mas negou que a causa estivesse relacionada com a moderação por IA, sem nunca especificar a origem exata da falha.
Mais do que um perfil: Vidas e negócios em risco
O problema vai muito além do uso pessoal da aplicação, afetando diretamente o sustento de muitos profissionais e empresas. "Este é o meu ganha-pão, o meu trabalho a tempo inteiro. Dependo imenso do Instagram para conseguir clientes", escreveu uma utilizadora cuja conta profissional foi suspensa.
Outro relato, de um proprietário de um ginásio, partilha da mesma angústia: "Este banimento afetou diretamente o meu negócio e todo o trabalho árduo e branding em que investi inúmeras horas".
Para piorar, alguns dos utilizadores afetados reportam que estão a ser falsamente banidos por ofensas extremamente graves, como exploração sexual infantil (CSE). Estas são acusações que podem arruinar carreiras e reputações, deixando os visados profundamente preocupados e sem forma de se defenderem eficazmente perante o silêncio da plataforma. Sem acesso a dados internos da Meta, é impossível confirmar se esta vaga representa um aumento significativo dos "falsos positivos", mas a frustração dos utilizadores continua a crescer a cada dia que passa.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!