A Salesforce anunciou uma atualização de preços para a popular plataforma de comunicação Slack, que irá adicionar alguns euros à fatura mensal das empresas por cada utilizador. A justificação para esta subida? A integração de novas e poderosas ferramentas de Inteligência Artificial em todos os planos pagos.
A partir de 17 de agosto, quem pretender renovar ou subscrever o plano Slack Business+ sentirá o aumento. Para os que optam pelo pagamento anual, o valor por utilizador sobe de 12,50 dólares (cerca de 11,60 €) para 15 dólares (aproximadamente 13,90 €) mensais. No caso do pagamento mensal, a fatura agrava-se de 15 dólares para 18 dólares (cerca de 16,70 €).
Contudo, há uma forma de adiar a subida: as empresas que renovarem a sua subscrição antes da data limite de 17 de agosto conseguirão manter os preços atuais por mais um ano. A Salesforce manteve o valor do seu plano Pro e introduziu uma nova opção, o Enterprise+, com preços personalizados para organizações de maior dimensão.
Inteligência Artificial para todos (os que pagam)
Para justificar o investimento adicional, a Salesforce não se limitou a aumentar os preços. A partir de 17 de julho, todos os planos pagos do Slack (Pro, Business+ e Enterprise+) receberão um conjunto de novas funcionalidades baseadas em IA, uma tática semelhante à que vimos a Google adotar com o Workspace.
A distribuição das novas ferramentas será a seguinte:
- Plano Pro: Terá acesso a resumos de conversas e de tópicos (threads), bem como notas automáticas das chamadas em grupo (huddles).
- Plano Business+: Incluirá todas as funcionalidades do Pro e adiciona pesquisa inteligente por IA, resumos de atividade (Recaps), traduções, sumários de ficheiros e geração de fluxos de trabalho (workflows) assistida por IA.
- Plano Enterprise+: Engloba todas as funcionalidades anteriores e acrescenta ainda uma pesquisa empresarial mais avançada, além de controlos de segurança, administração, governança e conformidade reforçados.
Adicionalmente, a empresa anunciou que todos os planos, incluindo a versão gratuita, passarão a ter acesso aos Salesforce Channels, permitindo uma integração mais profunda entre o Slack e as aplicações do ecossistema Customer 360 da Salesforce.
Afinal, quem sai a ganhar com estas mudanças?
Com a integração direta da Inteligência Artificial no Slack, a promessa é que as equipas consigam aumentar a sua eficiência diária de forma mais simples e intuitiva. A Salesforce está a investir fortemente em investigação e desenvolvimento para se manter na vanguarda da inovação e não perder terreno para a concorrência.
Para as empresas afetadas pelo aumento, o desafio será encontrar formas de tirar partido destas novas ferramentas de IA para que o investimento extra compense, seja através da aceleração de tarefas que libertem os colaboradores para outras funções ou pela otimização de processos.
No final do dia, a mudança não prejudica o Slack, que verá as suas receitas aumentarem, quer os seus clientes utilizem intensivamente as novas funcionalidades de IA ou não. Resta saber se, na prática, a produtividade prometida pela IA irá justificar o novo preço na fatura.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!