1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

cc signals

 

A organização sem fins lucrativos Creative Commons, conhecida por ter criado as licenças que revolucionaram a partilha de obras criativas na internet, vira agora as suas atenções para a era da Inteligência Artificial. A organização anunciou esta quarta-feira o lançamento de um novo e ambicioso projeto, o CC signals, desenhado para permitir que os proprietários de conteúdos definam como os seus dados podem, ou não, ser utilizados para treinar modelos de IA.

A iniciativa surge como uma tentativa de equilibrar a natureza aberta da web com a crescente e insaciável "fome" por dados que alimenta os sistemas de Inteligência Artificial.

 

Uma resposta à extração massiva de dados

 

Conforme a Creative Commons detalha numa publicação no seu blogue, a contínua extração de dados que assistimos hoje pode minar a abertura da internet. O receio é que, para se protegerem, cada vez mais entidades isolem os seus sites ou os coloquem atrás de barreiras de pagamento (paywalls), em vez de continuarem a partilhar o acesso aos seus dados de forma livre.

 

O projeto CC signals pretende oferecer uma solução legal e técnica que funcione como um padrão para a partilha de conjuntos de dados, criando um entendimento claro entre quem controla a informação e quem a utiliza para treinar IA. Esta necessidade é cada vez mais premente, numa altura em que várias empresas alteram as suas políticas.

 

Exemplos não faltam: o X (anteriormente Twitter) permitiu o treino de modelos com os seus dados públicos, para depois reverter a decisão. O Reddit está a usar o seu ficheiro robots.txt para bloquear crawlers que recolhem dados para treino de IA. Já a Cloudflare explora soluções para cobrar a estes bots de IA pelo acesso ou, em alternativa, ferramentas para os confundir.

 

O que são os CC signals?

 

Em vez de construir mais muros, a proposta do CC signals é diferente. O projeto visa criar um conjunto de ferramentas com diferentes níveis de aplicabilidade legal, mas todas com um peso ético, à semelhança do que acontece hoje com as licenças Creative Commons que cobrem milhares de milhões de obras online.

"Os CC signals foram concebidos para sustentar os bens comuns na era da IA", afirmou Anna Tumadóttir, CEO da Creative Commons. "Tal como as licenças CC ajudaram a construir a web aberta, acreditamos que os CC signals ajudarão a moldar um ecossistema de IA aberto e baseado na reciprocidade."

 

Um projeto em construção e aberto a feedback

 

O projeto está ainda a dar os primeiros passos. Os desenhos iniciais já foram publicados no site da Creative Commons e na sua página de GitHub. A organização está ativamente à procura de feedback da comunidade antes do lançamento de uma versão alfa (um primeiro teste), previsto para novembro de 2025. Serão também organizadas várias sessões públicas para esclarecer dúvidas e recolher sugestões.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech