A Sony acaba de apresentar uma nova arma para a fotografia em smartphones: o LYT-828. Conforme avançado pela empresa, este é um novo sensor CMOS de 50 megapíxeis, anunciado esta semana, e desenhado para equipar tanto as câmaras principais como as auxiliares dos futuros telemóveis.
O que torna este sensor especial?
Baseado no seu antecessor, o LYT-818, o novo LYT-828 eleva a fasquia com um alcance dinâmico superior a 100 dB e tecnologias HDR e Hybrid Frame-HDR totalmente integradas. A grande novidade reside na implementação do circuito UHC (Ultra High Conversion Gain), uma tecnologia focada em reduzir drasticamente o ruído em ambientes com pouca luz, resultando em imagens mais nítidas e com cores mais vivas. Além disso, foi desenvolvido com um foco especial no baixo consumo de energia, mesmo com a utilização constante do HDR.
Fotografia noturna e vídeo em alta resolução
Para os adeptos da fotografia em condições de baixa iluminação, o LYT-828 combina várias tecnologias com o sistema "Loss-Less Exposure". Na prática, isto permite ao sensor captar e utilizar a luz de forma muito mais eficiente, melhorando significativamente a relação sinal-ruído e a qualidade geral da imagem. Para além da fotografia, o novo componente da Sony também oferece suporte para a gravação de vídeo em resolução 4K a 60 frames por segundo, garantindo fluidez e detalhe.
Quando o veremos nos telemóveis?
A Sony confirmou que a produção em massa do LYT-828 arrancará no final de agosto deste ano. Como tal, é expectável que os primeiros telemóveis equipados com este novo sensor comecem a chegar ao mercado nos meses seguintes. Assim, teremos a oportunidade de comprovar a qualidade de imagem que este novo componente é capaz de entregar já nos lançamentos do final de 2025 e início de 2026.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!