1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Apple Logo

 

A Apple captou todas as atenções este mês com a sua WWDC25, onde desvendou uma avalanche de funcionalidades de inteligência artificial e o seu novo e arrojado design para os sistemas operativos, apelidado de Liquid Glass. Contudo, apesar do iOS 26 já se apresentar recheado de novidades, parece que a gigante de Cupertino ainda tinha alguns trunfos na manga que preferiu não mostrar no grande evento.

 

Segundo Mark Gurman, da Bloomberg, na sua newsletter semanal Power On, a Apple omitiu deliberadamente o anúncio de duas funcionalidades importantes do iOS 26. A empresa parece ter adotado uma nova estratégia de prudência, evitando o risco de anunciar tecnologias que não estejam prontas para um lançamento iminente.

 

Tradução em tempo real diretamente nos AirPods

 

A primeira grande ausência é uma evolução natural das capacidades de comunicação do iOS. Trata-se de uma função de tradução de conversas em tempo real que funciona diretamente através dos AirPods. Isto permitiria aos utilizadores ouvir uma tradução instantânea do que alguém está a dizer noutro idioma, quebrando barreiras linguísticas de forma fluida e discreta.

 

Embora o iOS 26 já integre ferramentas de tradução em aplicações populares como Mensagens, FaceTime e Telefone, esta extensão para os AirPods representa um avanço significativo na interação pessoal e direta.

 

Adeus ao login repetido em redes Wi-Fi públicas

 

A segunda funcionalidade guardada pela Apple visa eliminar uma pequena, mas constante, frustração: a necessidade de iniciar sessão em redes Wi-Fi públicas em cada dispositivo. A novidade permitiria sincronizar as informações de login de uma rede sem fios (como a de um hotel, ginásio ou aeroporto) por todo o ecossistema Apple do utilizador.

 

Na prática, bastaria fazer o login uma vez no iPhone para que o iPad e o Mac se ligassem automaticamente à mesma rede, sem passos adicionais.

 

Uma lição aprendida com o passado

 

A razão para estas funcionalidades não terem sido reveladas na WWDC25 parece ser estratégica. Conforme aponta Gurman, "a Apple teve o cuidado de não anunciar nada que não estivesse perto de ser lançado". A empresa quer evitar repetir a situação da WWDC 2024, onde várias tecnologias de destaque, incluindo algumas das mais importantes, foram anunciadas e acabaram por ser adiadas por meses ou ainda nem sequer chegaram aos utilizadores. A experiência com o lançamento faseado da Apple Intelligence parece ter solidificado esta abordagem mais cautelosa.

 

Ainda que estas novidades não tenham chegado com a primeira versão do iOS 26, tudo indica que estão em desenvolvimento ativo. É muito provável que a Apple as lance numa atualização de software mais para o final do ano, talvez entre outubro e dezembro.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech