1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

7Zip

 

O 7-Zip, uma das ferramentas de compressão de ficheiros mais populares e eficientes do mercado, acaba de receber uma importante atualização. A nova versão 25 traz melhorias significativas de desempenho e suporte de hardware para os utilizadores de Windows, com especial destaque para quem possui processadores com um elevado número de núcleos.

 

Adeus ao limite de 64 threads

 

A principal novidade desta versão é o fim de uma antiga limitação. O 7-Zip removeu o teto de 64 threads que existia anteriormente, passando a suportar múltiplos grupos de processadores. Na prática, isto significa que o software consegue agora tirar o máximo partido de CPUs de alta performance, como os AMD Threadripper PRO 7995WX ou os Intel Xeon w9, que possuem dezenas de núcleos.

 

Para os utilizadores com este tipo de hardware, a criação e extração de arquivos será agora substancialmente mais rápida, já que o programa pode utilizar toda a capacidade de processamento disponível.

 

Ganhos de velocidade em vários formatos

 

Os melhoramentos de velocidade não se ficam pelo suporte a mais núcleos. A compressão foi otimizada para os formatos zip, 7z e xz, algo que pode ser comprovado através da ferramenta de benchmark integrada na aplicação. De acordo com as notas de lançamento, disponíveis na página oficial do projeto no GitHub, os ganhos mais expressivos sentem-se no codec bzip2, que está entre 15 a 40 por cento mais rápido.

 

A compressão clássica "deflate", utilizada nos populares formatos .zip e .gz, também recebeu um pequeno, mas bem-vindo, aumento de velocidade na ordem de 1 a 3 por cento.

 

Melhorias de compatibilidade e segurança

 

Para além do desempenho, a versão 25 do 7-Zip melhora a compatibilidade com formatos mais antigos, como ZIP, CcPIO e FAT. Foram resolvidos alguns casos de extração mais específicos que, até agora, poderiam exigir o uso de outras ferramentas de terceiros.

 

Por fim, a atualização inclui diversas correções de bugs e patches para vulnerabilidades de segurança. Entre estas, destacam-se as correções para duas falhas "zero-day" que foram identificadas no final de 2023, tornando esta nova versão uma atualização recomendada para todos os utilizadores.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech