
A Meta, em conjunto com o governo do Reino Unido e o The Alan Turing Institute, anunciou uma nova e ambiciosa iniciativa: o Open Source AI Fellowship. A gigante tecnológica vai financiar o programa com 1 milhão de dólares (cerca de 930 mil euros) com o objetivo de colocar os melhores especialistas de Inteligência Artificial (IA) do Reino Unido a trabalhar diretamente em departamentos governamentais. A missão é resolver desafios complexos do setor público e impulsionar a produtividade.
Resolver problemas reais com tecnologia de ponta
Os especialistas selecionados para este programa irão dedicar-se a projetos de elevado impacto. Os exemplos incluem o desenvolvimento de sistemas de tradução de idiomas para contextos de segurança nacional ou a aceleração de processos de aprovação de licenciamento de construção, através da análise eficiente de dados de planeamento.
Além disso, estes peritos em IA terão a oportunidade de expandir o "Humphrey", um conjunto de ferramentas de IA que o governo britânico lançou este ano para realizar tarefas como a elaboração de atas de reuniões e a análise de respostas a consultas públicas. Outro foco será a criação de sistemas de IA capazes de operar totalmente offline, garantindo apoio a equipas do serviço nacional de saúde (NHS) ou a socorristas durante falhas de energia ou de rede.
O poder do código aberto no setor público
Um pilar fundamental desta iniciativa é a obrigatoriedade de utilização de modelos de IA de código aberto (open source). Ao contrário dos modelos proprietários e "fechados", o design dos modelos de código aberto é partilhado publicamente. Isto permite que qualquer pessoa possa estudar, utilizar, modificar e distribuir a tecnologia, conforme explica a Social Market Foundation (SMF), um think tank britânico que publicou recentemente um relatório conjunto com a Meta sobre este tema.
Num comunicado de imprensa, a Meta destacou as vantagens desta abordagem: "É importante sublinhar que tudo o que for construído através do programa com modelos de código aberto é propriedade do governo. Assim, os conjuntos de dados governamentais sensíveis podem permanecer internos, os modelos podem ser livremente adaptados às necessidades do governo e este não fica preso a contratos ou sistemas de fornecedores de modelos de IA fechados".
Impacto económico e detalhes do programa
Apesar de os governos estarem a adaptar-se rapidamente ao avanço tecnológico, ainda lidam com fluxos de trabalho desatualizados e falta de conhecimento técnico. O governo do Reino Unido estima que a adoção de modelos de IA de código aberto poderá não só poupar o dinheiro dos contribuintes, mas também desbloquear ganhos de produtividade no setor público que podem chegar aos 45 mil milhões de libras (aproximadamente 53 mil milhões de euros).
O Open Source AI Fellowship terá início em janeiro de 2026, com uma duração de 12 meses, e será gerido pelo The Alan Turing Institute. As candidaturas para o programa abrirão já na próxima semana.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!