As autoridades norte-americanas deram luz verde ao pedido da Google para patentear a tecnologia dos veículos sem condutor.
O pedido de registo da patente tinha sido enviado pela empresa em Maio, mas somente agora as autoridades autorizaram o mesmo. A patente refere-se a tecnologia utilizada que permite alternar o controlo do veículo entre o modo humano e o controlo automático.
Esta tecnologia utiliza diversos sensores, entre os quais se destacam dois principais: o primeiro detecta a localização do veiculo quando este se encontra parado, através das marcas rodoviárias. O segundo recebe a informação enviada pelo primeiro sensor e identifica o destino do veiculo.
A empresa já tinha anunciado que se encontrava a desenvolver esta tecnologia, tendo mesmo referido que foram efectuadas diversas viagens dos engenheiros da empresa nestes veículos autómatos, entre Los Angeles e São Francisco, com poucas intervenções humanas.
Esta patente poderá ser uma vantagem para Google em relação a outras empresas que pretendam investir na produção de tecnologias similares.