
Uma atualização de software lançada pela Google para o Pixel 6a está a gerar uma onda de descontentamento. Nos últimos dias, vários utilizadores têm vindo a público relatar uma degradação drástica na autonomia e na velocidade de carregamento dos seus telemóveis, transformando uma medida de segurança num verdadeiro pesadelo para muitos.
Uma correção de segurança com consequências graves
No passado dia 8 de julho, a Google começou a distribuir uma atualização obrigatória para o Pixel 6a. O objetivo era nobre: prevenir o sobreaquecimento da bateria, que em alguns casos extremos poderia levar a incêndios. Este patch, que é instalado automaticamente assim que o telemóvel se liga à internet, destina-se a equipamentos que já ultrapassaram os 400 ciclos de carregamento.
No entanto, o impacto no desempenho tem sido devastador para alguns. Em plataformas como o fórum de suporte da Google Pixel e no Reddit, as queixas multiplicam-se. Há relatos de uma redução da autonomia para menos de metade, com telemóveis a ficarem sem energia após apenas três ou quatro horas de utilização. Esta situação não é totalmente inédita, recordando uma atualização semelhante para o Pixel 4a que, no início do ano, cortou a voltagem da bateria e, consequentemente, a sua duração.
Para agravar a situação, vários utilizadores afirmam que o seu Pixel 6a deixou de carregar corretamente após a instalação. Ao ligar o cabo, o equipamento reconhece a ligação, mas exibe uma mensagem a informar que não consegue carregar.
Compensação da Google não chega para todos
Consciente do problema, a Google avançou com um programa de compensação para os utilizadores afetados. As opções, segundo o 9to5Google, incluem a substituição gratuita da bateria, um pagamento de 100 dólares (cerca de 93€) ou um cartão-oferta de 150 dólares (cerca de 139€) para usar na Google Store.
Contudo, a elegibilidade para este programa está a revelar-se um novo foco de frustração. A empresa está a limitar a compensação a telemóveis com números de série específicos, deixando de fora muitos proprietários que, apesar de sofrerem com os mesmos problemas, não se qualificam para o apoio. Nestes casos, a única recomendação da Google é que os utilizadores entrem em contacto direto com o suporte da marca para tentar encontrar uma solução.










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