A Samsung respondeu finalmente às crescentes queixas de utilizadores sobre um consumo excessivo de bateria nos seus smartphones e smartwatches Galaxy após a atualização para o One UI 8. A empresa sul-coreana veio a público explicar as razões por trás da súbita quebra de autonomia sentida por muitos após a instalação do novo software.
A controvérsia começou no mês passado, quando a Samsung iniciou a distribuição do One UI 8, baseado no Android 16, para a linha Galaxy S25. A atualização foi posteriormente alargada a outros equipamentos, incluindo os mais recentes Galaxy Watch Ultra e Galaxy Watch 7.
A "sede" de bateria que está a frustrar os utilizadores
Pouco depois do lançamento, as comunidades online da Samsung e redes sociais como o Reddit foram inundadas por relatos de um consumo anormal de bateria. "Será que a Samsung desconhece o problema de consumo rápido da bateria ou simplesmente não tem intenção de corrigi-lo?", questionou um utilizador nos fóruns da marca, citado pelo Biz Chosun.
As queixas são variadas, mas partilham um ponto em comum: uma queda acentuada na autonomia. Um proprietário de um Galaxy S24 mencionou que, embora não tenha notado grandes mudanças em relação à versão anterior, a bateria foi negativamente afetada. No Reddit, o cenário é semelhante. "Arrependo-me da atualização para a One UI 8. Quando usava a One UI 7, o tempo de ecrã ativo (SOT) do meu Galaxy S25 era de cerca de sete horas, mas agora é de apenas cinco horas", lamentou um utilizador.
O problema não se limita aos telemóveis. Um dono de um Galaxy Watch 7 partilhou a sua frustração: "Após a atualização, se eu sair de casa com a bateria a 100% e voltar, ela estará com apenas cerca de 20% de carga. Antes, a carga chegava a 70% ou 80%. Posso fazer um downgrade?".
A resposta oficial da Samsung
Perante a onda de críticas, a Samsung explicou que a causa do consumo excessivo de bateria não reside apenas no One UI 8. Segundo a empresa, a quebra na autonomia é influenciada por uma combinação de fatores, que incluem as atualizações individuais das aplicações e as diferentes formas como cada pessoa utiliza o seu dispositivo no dia a dia.
A gigante tecnológica apela agora à colaboração dos utilizadores para identificar a origem do problema. A Samsung pede que qualquer pessoa afetada reporte a situação através da aplicação Samsung Members, anexando o ficheiro de registo do sistema ao relatório. A empresa solicita ainda o máximo de detalhes possível sobre os padrões de uso para conseguir avaliar de forma mais precisa o que está a causar a redução da duração da bateria nos seus equipamentos.

Nenhum comentário
Seja o primeiro!