Um novo e preocupante relato sobre um Pixel 6A a incendiar-se surgiu, mas desta vez o incidente ocorreu após o utilizador ter instalado a recente atualização de software da Google, que visava precisamente prevenir problemas de sobreaquecimento. A notícia, avançada pelo Android Authority, acende novamente os alarmes sobre a segurança do dispositivo.
Um despertar perigoso
Numa publicação na plataforma Reddit, o proprietário de um Pixel 6A conta que acordou com um "cheiro horrível e um barulho alto", descobrindo o seu telemóvel em chamas na mesa de cabeceira. O dispositivo estava a carregar com um carregador de 45W, originalmente destinado a uma Steam Deck, quando o fogo começou, derretendo o ecrã e a capa do telemóvel.
"O telemóvel estava a menos de 40 cm da minha cabeça, na minha mesa de cabeceira", relata o utilizador. "Os lençóis pegaram fogo. O meu ar condicionado (uma unidade de chão) sofreu danos na sua superfície por causa do incêndio. A minha garganta doeu o dia todo por causa dos fumos que inalei."
Até ao momento, a Google não respondeu a um pedido de comentário sobre este novo incidente.
Atualização da Google não foi suficiente?
Este caso surge depois de vários relatos de incêndios com o Pixel 6A no início do ano, que levaram a Google a lançar uma atualização de software obrigatória. Essa correção foi desenhada para reduzir a capacidade da bateria e o desempenho do carregamento após 400 ciclos de carga, numa tentativa de mitigar os riscos.

A Google também iniciou um programa de substituição gratuita da bateria para os dispositivos elegíveis. No entanto, o utilizador em questão afirma que, apesar de ter aplicado a atualização obrigatória, não substituiu a bateria por não existirem centros de reparação autorizados no seu país que realizassem o serviço presencialmente, sendo a única opção o envio do equipamento por correio.
Autoridades já tinham emitido alertas
A situação ganha ainda mais gravidade ao recordar que, na semana passada, a Comissão Australiana de Concorrência e Consumidores (ACCC) emitiu um aviso aos consumidores. A entidade governamental alertou que os dispositivos Pixel 6A poderiam ter uma "bateria com sobreaquecimento" que "poderia representar um risco de incêndio e/ou queimaduras para o utilizador", acrescentando que já "ocorreram incidentes que resultaram em queimaduras graves", conforme noticiado anteriormente pelo Android Authority.

Nenhum comentário
Seja o primeiro!