1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Pixel 6a

Um novo e preocupante relato sobre um Pixel 6A a incendiar-se surgiu, mas desta vez o incidente ocorreu após o utilizador ter instalado a recente atualização de software da Google, que visava precisamente prevenir problemas de sobreaquecimento. A notícia, avançada pelo Android Authority, acende novamente os alarmes sobre a segurança do dispositivo.

Um despertar perigoso

Numa publicação na plataforma Reddit, o proprietário de um Pixel 6A conta que acordou com um "cheiro horrível e um barulho alto", descobrindo o seu telemóvel em chamas na mesa de cabeceira. O dispositivo estava a carregar com um carregador de 45W, originalmente destinado a uma Steam Deck, quando o fogo começou, derretendo o ecrã e a capa do telemóvel.

"O telemóvel estava a menos de 40 cm da minha cabeça, na minha mesa de cabeceira", relata o utilizador. "Os lençóis pegaram fogo. O meu ar condicionado (uma unidade de chão) sofreu danos na sua superfície por causa do incêndio. A minha garganta doeu o dia todo por causa dos fumos que inalei."

Até ao momento, a Google não respondeu a um pedido de comentário sobre este novo incidente.

Atualização da Google não foi suficiente?

Este caso surge depois de vários relatos de incêndios com o Pixel 6A no início do ano, que levaram a Google a lançar uma atualização de software obrigatória. Essa correção foi desenhada para reduzir a capacidade da bateria e o desempenho do carregamento após 400 ciclos de carga, numa tentativa de mitigar os riscos.

imagem do pixel 6a em chamas

A Google também iniciou um programa de substituição gratuita da bateria para os dispositivos elegíveis. No entanto, o utilizador em questão afirma que, apesar de ter aplicado a atualização obrigatória, não substituiu a bateria por não existirem centros de reparação autorizados no seu país que realizassem o serviço presencialmente, sendo a única opção o envio do equipamento por correio.

Autoridades já tinham emitido alertas

A situação ganha ainda mais gravidade ao recordar que, na semana passada, a Comissão Australiana de Concorrência e Consumidores (ACCC) emitiu um aviso aos consumidores. A entidade governamental alertou que os dispositivos Pixel 6A poderiam ter uma "bateria com sobreaquecimento" que "poderia representar um risco de incêndio e/ou queimaduras para o utilizador", acrescentando que já "ocorreram incidentes que resultaram em queimaduras graves", conforme noticiado anteriormente pelo Android Authority.

Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech