1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Grok com dinheiro

As respostas do Grok, o chatbot de inteligência artificial de Elon Musk, poderão em breve incluir anúncios pagos. A revelação foi feita pelo próprio Musk, que pretende desta forma financiar os custos elevados associados ao desenvolvimento e manutenção da tecnologia.

Pagar a conta dos GPUs caros

Numa conversa com anunciantes, transmitida ao vivo, o dono da X (antigo Twitter) explicou que, após o esforço para tornar o Grok na "IA mais inteligente e precisa do mundo", o foco agora é pagar "por esses dispendiosos GPUs". Segundo avança o Financial Times, Musk acredita que se um utilizador está a pedir ao Grok para resolver um problema específico, então "anunciar a solução específica seria o ideal nesse momento".

Ainda não foram detalhados os contornos desta integração. Não se sabe se os produtos ou serviços publicitados serão claramente identificados como tal, ou de que forma poderão comprometer a neutralidade das respostas do chatbot.

Um sistema de publicidade automatizado

Elon Musk adiantou que a xAI, a sua empresa de inteligência artificial, irá automatizar o processo de publicidade para as marcas e melhorar a segmentação geral. Curiosamente, o sistema irá avaliar a estética dos anúncios, dando prioridade àqueles que sejam visualmente mais agradáveis. Nos planos está também a criação de uma funcionalidade de checkout, permitindo que os utilizadores façam compras diretamente na aplicação.

O objetivo, segundo Musk, é "superar a maldição do Twitter", onde os utilizadores "nunca compraram uma única coisa [durante uma década] porque o sistema de publicidade nunca mostrava aos participantes o que eles queriam".

A toxicidade como um entrave

Apesar dos planos ambiciosos, a publicação refere que alguns anunciantes continuam relutantes em investir na plataforma X, por a considerarem demasiado tóxica. O próprio Grok tem um historial controverso. Em maio, o chatbot repetiu alegações sobre um "genocídio branco" na África do Sul, mesmo quando a pergunta do utilizador não tinha qualquer relação com o tema. Apenas dois meses depois, a IA gerou discursos antissemitas e pró-nazis, com Musk a culpar utilizadores mal-intencionados pelos incidentes.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech