
Após uma semana de intensas críticas por parte da comunidade, a OpenAI decidiu fazer marcha-atrás em algumas das alterações mais polémicas introduzidas com o lançamento do GPT-5. O novo modelo de topo da empresa chegou na semana passada e substituiu de forma abrupta todos os modelos existentes no ChatGPT, incluindo o popular GPT-4o, o que gerou uma onda de descontentamento entre os utilizadores.
Em resposta ao feedback, o CEO da OpenAI, Sam Altman, anunciou um conjunto de novidades destinadas a apaziguar os ânimos e a oferecer mais flexibilidade aos 700 milhões de utilizadores ativos semanais da plataforma.
Novos modos de utilização para maior controlo
A principal novidade é a introdução de três modos de operação para o GPT-5: "Auto", "Fast" e "Thinking". O modo "Auto" será a opção predefinida e selecionará automaticamente entre os modos "Fast" (rápido) ou "Thinking" (pensamento) com base na complexidade do pedido do utilizador.
Esta alteração permite que os utilizadores tenham mais controlo sobre a forma como interagem com o modelo, optando por respostas mais rápidas para tarefas simples ou por um processamento mais profundo para questões complexas.
Limites alargados e o regresso do GPT-4o
Para responder às queixas sobre os limites de utilização, a OpenAI aumentou o número de mensagens disponíveis para 3.000 por semana no modo GPT-5 Thinking. Quando este limite for atingido, o ChatGPT passará automaticamente para o modo "GPT-5 Thinking mini", uma versão mais leve do modelo, sem que esta troca conte para o limite semanal. A empresa clarificou ainda que o limite de contexto para o modo Thinking é de 196 mil tokens.
Talvez a notícia mais aguardada pelos utilizadores pagos seja o regresso do GPT-4o ao seletor de modelos principal. Após a sua remoção súbita, a OpenAI não só o reintroduziu como prometeu avisar com bastante antecedência antes de o descontinuar no futuro. Para os utilizadores que pretendam aceder a outros modelos, como o o3, 4.1 e o GPT-5 Thinking mini, existirá uma nova opção nas definições para exibir modelos adicionais. Já o modelo GPT-4.5 estará disponível exclusivamente para os subscritores Pro.
O que se segue? Uma personalidade mais afável
Por fim, a OpenAI revelou que está a trabalhar numa atualização para a "personalidade" do GPT-5. O objetivo é tornar as suas interações mais "calorosas" e naturais, afastando-se da atual abordagem mais robótica e direta, numa clara tentativa de melhorar a experiência de conversação.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!