1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Apple iPhone

Os entusiastas da Apple que se preparam para o lançamento do próximo ano podem ter de ajustar os seus orçamentos. Um novo relatório indica que o iPhone 17 Pro poderá sofrer um aumento de preço na ordem dos 50 dólares (cerca de 47 euros), mas a gigante de Cupertino parece ter uma estratégia para suavizar o impacto desta subida: duplicar o armazenamento base.

A informação, avançada pelo site AppleInsider, sugere que o modelo Pro de entrada passará a contar com 256 GB de armazenamento, abandonando os atuais 128 GB. Esta medida permitiria à Apple justificar o novo patamar de preço, ao mesmo tempo que oferece um valor acrescentado aos seus utilizadores mais exigentes.

Uma estratégia para disfarçar o aumento

Esta não seria a primeira vez que a Apple adota esta tática. Em 2023, o iPhone 15 Pro Max foi lançado com um preço inicial de 1.199 dólares, um aumento face aos 1.099 dólares do iPhone 14 Pro Max. No entanto, o modelo de 2023 vinha com 256 GB de base, enquanto o seu antecessor começava nos 128 GB. Na altura, Greg Joswiak, executivo da empresa, destacou que o preço se mantinha "o mesmo do ano passado para este nível de armazenamento".

Para uma empresa que conhece bem os padrões de consumo dos seus clientes, é provável que a maioria dos utilizadores dos modelos Pro já optasse por configurações de maior capacidade, especialmente devido às exigências de gravação de vídeo e fotografia. Assim, a estratégia de aumentar o armazenamento base para justificar o preço revelou-se eficaz e poderá ser repetida.

O impacto das taxas alfandegárias de Trump

Na origem desta provável subida de preço estão as taxas alfandegárias "recíprocas" impostas pela administração Trump, que afetam todas as empresas norte-americanas que importam bens de países como a China. No lançamento do iPhone 17, a Apple enfrentará uma tarifa de 30% sobre os produtos importados do gigante asiático, um valor dez vezes superior ao que pagava anteriormente.

A Apple tem procurado evitar associar diretamente os aumentos de preço a estas políticas. A empresa já foi criticada no passado quando, no lançamento do iPhone 14, afirmou ter mantido os preços, uma realidade que se verificou apenas nos EUA e na China, enquanto no resto do mundo, incluindo Portugal, os valores subiram consideravelmente.

A Casa Branca também já demonstrou o seu descontentamento quando outras empresas, como a Amazon, consideraram tornar explícitos os custos das tarifas nos preços finais dos produtos. Desta forma, ao "mascarar" o aumento com uma melhoria nas especificações, como o dobro do armazenamento, a Apple consegue contornar a questão politicamente sensível, ao mesmo tempo que ajusta a sua estrutura de custos à nova realidade económica.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech