1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software
Siga-nos


Nos dias que correm, as ameaças para o sistema Android aumentam exponencialmente. Quase diariamente surgem novas aplicações maliciosas que podem causar diversos transtornos ao utilizador.

Para o ajudar a proteger o seu smartphone Android, o TugaTech criou uma lista de algumas dicas para proteger o seu smartphone e evitar ser “contaminado” com malware.

1º Cuidado com as autorizações das apps

Uma das primeiras defesas que deve ter aquando a instalação de uma app é as permissões da mesma. No momento da instalação deverá surgir uma lista com todas as permissões que a app poderá efectuar no seu dispositivo.

Por exemplo, vamos supor que pretende instalar uma app de um alarme. É pouco provável que esta app necessite de acesso à sua lista de contactos. Logo, caso esta permissão seja necessário, pesquise um pouco mais ou desconfie.
Todas as permissões que sejam mais do que as necessárias para o uso normal da app devem criar suspeitas.

Este passo é, no entanto, apenas uma parte da segurança que deve ter em conta.


2º Veja os comentários antes de instalar 

Nem todas as apps possuem comentários, no entanto, caso existam, veja alguns dos comentários e as classificações gerais da app. Poderá ajudar a detectar possíveis apps maliciosas, reportadas por outros utilizadores.


3º Actualize o seu sistema Android, se possível

Alguns fabricantes disponibilizam a instalação de versões mais recentes do Android nos seus dispositivos. Uma vez que estas versões mais recentes possuem a correcção de alguns bugs e falhas de segurança, se possível, o sistema deve ser actualizado o mais rapidamente possível.

Caso o fabricante não possua uma actualização, tente instalar uma ROM personalizada de renome, como a Cryogen. Muitos modelos suportam esta distribuição do Android e irá ter sempre um pouco mais de segurança.

No entanto tenha atenção de não instalar ROM’s personalizadas de fontes desconhecidas!


4º E actualize as apps regularmente...

As apps costumam ser actualizadas aquando o seu criador detecta alguma falha ou pretende introduzir novas funcionalidades.

Para garantir um pouco mais de segurança e evitar que algumas apps possam ser utilizadas como meios de ataques ou difusão de malware, actualize sempre as apps do seu smartphone ou tablet para a versão mais recente.

Basta aceder ao Android Market e actualizar no separador “As minhas aplicações”. 


5º Instale um antivírus

Um antivírus pode ser a principal barreira de segurança contra malware no seu dispositivo. Uma vez que estes são actualizados regulamente, poderá sempre garantir alguma segurança caso uma app conhecida e referenciada como maliciosa seja instalada no seu dispositivo.

Existem bons antivírus disponíveis gratuitamente no Android Market, como o AVG Anti-Virus Free - https://market.android.com/details?id=com.antivirus 

Mas tenha cuidado ao instalar antivírus desconhecidos, ou pode acabar por instalar um malware. Opte sempre por apps conhecidas e com bons feedbacks.


6º Evite utilizar hotspots públicos

Os smartphones e tablets, nos dias de hoje, são pequenos computadores portáteis.

Desta forma, tal como deve ter cuidado ao aceder a redes publicas com um computador, deve ter o mesmo cuidado com o acesso por um smartphone ou tablet. Sempre que possível evite utilizar redes de internet públicas, principalmente em largos centros comerciais e aeroportos.

7º E o que fazer se for infectado?

Caso detecte que o seu dispositivo tenha sido infectado por uma aplicação maliciosa, o método mais seguro será eliminar as apps recentemente instaladas ou que tenha detectado como sendo suspeita e formatar o dispositivo, repondo as suas configurações de fábrica.

A maioria das infeções actuais passam pelo suo da sua lista de contacto para difundir SMS’s e o uso do seu número de telefone em serviços de valor acrescentado. Fique atento às suas facturas por valores elevados ou “estranhos” e, caso detecte algum, contacte imediatamente a sua operadora.


Esperamos que estas pequenas dicas o ajude a manter o seu dispositivo Android no melhor estado possível.
Utiliza outras técnicas? Deixe o seu comentário...
Até breve!

Boas dicas para o pessoal com dispositivos Android que é bem preciso. Wink

SkySurfer

Mensagem Ter 27 Dez 2011 - 23:52 por SkySurfer

Vou guardar este tópico. thanks





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech