
A equipa por detrás do Wine lançou a mais recente versão da sua camada de compatibilidade, o Wine 10.14, que permite correr aplicações e jogos do Windows em sistemas como Linux e macOS. Esta atualização traz um conjunto de novidades importantes, desde a compatibilidade de rede a melhorias gráficas e a correção de quase duas dezenas de bugs.
Melhorias de rede e componentes chave atualizados
Uma das adições mais significativas no Wine 10.14 é o suporte para ping através do protocolo de Internet versão 6 (IPv6), o que alarga a compatibilidade de rede em diferentes ambientes. Segundo o anúncio oficial da WineHQ, esta versão também atualiza componentes essenciais para o desempenho de aplicações e jogos.
A biblioteca VKD3D, responsável por traduzir as chamadas Direct3D 12, foi atualizada para a versão 1.17, prometendo uma melhor renderização gráfica e desempenho em títulos mais recentes. Além disso, o motor Mono integrado foi atualizado para a versão 10.2.0, o que melhora o suporte para aplicações desenvolvidas com o framework .NET da Microsoft.
Jogos e aplicações recebem correções bem-vindas
Para os utilizadores que dependem do Wine para executar o seu software favorito, esta atualização resolve um total de 19 bugs que afetavam a estabilidade e o funcionamento de vários programas.
Entre os títulos que beneficiam destas correções encontram-se jogos como Phantasy Star Online: Blue Burst, Death to Spies e a popular plataforma de desenvolvimento Roblox Studio. Estas melhorias garantem uma experiência mais fluida e sem os problemas que foram reportados em versões anteriores.
Infraestrutura de desenvolvimento também foi otimizada
Para além das novidades que afetam diretamente o utilizador final, a equipa de desenvolvimento do Wine também implementou melhorias na sua própria infraestrutura. A integração contínua (CI) do GitLab passou a ser implementada no Debian Trixie, permitindo testes automatizados mais abrangentes numa maior variedade de ambientes Linux, o que contribui para a robustez de futuras versões.










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