
O Wine 10.18 foi oficialmente lançado, reforçando a sua posição como uma camada de compatibilidade essencial para correr aplicações e jogos do Windows em sistemas operativos como Linux, macOS e BSD. Esta nova versão, anunciada no site oficial do projeto, introduz melhorias técnicas significativas que prometem otimizar o desempenho e alargar o suporte a mais programas.
O que há de novo no Wine 10.18?
Uma das principais novidades é a introdução de uma funcionalidade de mapeamento de memória OpenGL que recorre à API Vulkan em modo WoW64. Esta alteração melhora a gestão e o desempenho gráfico em aplicações que dependem da interoperabilidade entre 32 e 64 bits.
Além disso, a atualização adiciona uma nova API de barreiras de sincronização e suporte para exceções WinRT (Windows Runtime). Estas melhorias expandem o comportamento do sistema, permitindo uma maior compatibilidade e otimizando as capacidades multithreading, especialmente para as aplicações mais modernas.
Outra adição importante é o suporte para pass-through de SCSI em modo WoW64, que permite a comunicação direta com periféricos SCSI. Esta funcionalidade alarga as opções de acesso a hardware para utilizadores avançados e software especializado.
Dezenas de correções para jogos e software
Para além das novas funcionalidades, o Wine 10.18 corrige um total de 30 bugs que afetavam o funcionamento de diversas aplicações e jogos populares. Entre os títulos que receberam correções destacam-se The Witcher 2, Sid Meier’s Pirates!, Yukon Trail e Jolly Rover.
No campo do software de produtividade, programas como o Autodesk Fusion e o Keepass 2 também foram alvo de correções, o que deverá resultar numa experiência de utilização mais estável e fiável para os utilizadores destas plataformas.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!