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Nintendo Switch 2

 

A Nintendo Switch 2 continua a revelar os seus segredos e, desta vez, o foco está na sua tecnologia gráfica. Uma análise recente da Digital Foundry confirma que a nova consola da Nintendo utiliza não uma, mas duas versões distintas da tecnologia NVIDIA DLSS. Esta abordagem dupla parece ser a chave para equilibrar o desempenho e a qualidade visual nos mais variados jogos.

 

Numa análise detalhada partilhada no YouTube, Alex Battaglia, da Digital Foundry, examinou vários títulos a correr no novo hardware, como Cyberpunk 2077, Street Fighter 6, Hogwarts Legacy e Star Wars Outlaws. A conclusão é clara: a consola está equipada com dois tipos de upscaling da NVIDIA, cada um otimizado para cenários diferentes.

 

Duas armas para a mesma guerra: o DLSS "padrão" e o "leve"

 

A primeira versão do DLSS funciona de forma muito semelhante ao modelo de Redes Neuronais Convolucionais (CNN) que encontramos nas placas gráficas para PC. Esta tecnologia oferece uma excelente reconstrução de imagem, um anti-aliasing eficaz durante o movimento e transições suaves nos cortes de câmara. Segundo a análise, esta versão é utilizada em jogos que fazem upscaling até uma resolução de 1080p, garantindo estabilidade visual sem sobrecarregar o hardware.

 

Já a segunda versão, apelidada de "leve" (light), comporta-se de maneira diferente. Proporciona uma imagem mais nítida quando a ação está parada, mas perde alguma eficácia em movimentos rápidos ou quando surgem novos elementos no ecrã. Este método é aplicado principalmente em jogos que procuram resoluções superiores a 1080p.

 

A eficiência é a chave do sucesso

 

Embora a versão "leve" não possua todo o processamento avançado do modelo completo, a sua grande vantagem está na eficiência. Para confirmar as suas observações, Battaglia contactou um programador familiarizado com a tecnologia, que confirmou a existência de ambos os tipos de DLSS no sistema.

Aparentemente, esta versão mais recente consegue reduzir os custos de tempo de fotograma (frame-time) para metade em comparação com o modelo CNN. Este equilíbrio entre fidelidade visual e exigência computacional é fundamental para manter uma jogabilidade estável numa consola portátil.

 

Uma estreia no mundo das portáteis

 

A Nintendo Switch 2 é a primeira consola portátil a integrar a tecnologia NVIDIA DLSS, um marco importante para o futuro dos jogos em mobilidade. Curiosamente, até agora, apenas os jogos de estúdios externos (third-party) parecem estar a tirar partido desta tecnologia, talvez devido a limitações nos motores gráficos da própria Nintendo.

 

No entanto, é expectável que, com o tempo, os títulos da casa também comecem a integrar o DLSS para oferecer uma qualidade de imagem superior sem comprometer o desempenho. Esta abordagem com duas versões de DLSS mostra uma estratégia inteligente da Nintendo e da NVIDIA, oferecendo aos programadores ferramentas flexíveis para criar experiências visualmente modernas no formato compacto da consola.




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