1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Ecrã OLED em TV

 

Ao longo da última década, os televisores OLED passaram de uma tecnologia de luxo para um padrão cada vez mais comum no entretenimento doméstico. Fabricantes como a LG Display têm trabalhado arduamente para otimizar o processo de produção e, segundo novos relatórios da indústria, esses esforços estão finalmente a dar frutos significativos, pelo menos nos bastidores.

 

A queda vertiginosa nos custos de produção

 

Uma análise recente do site FlatpanelsHD revela que o custo para fabricar painéis OLED continua a diminuir a um ritmo impressionante. Em 2020, um painel OLED de 65 polegadas da LG Display custava cerca de 1.000 dólares (aproximadamente 950 euros) a produzir. Em 2024, esse valor caiu para cerca de 600 dólares (cerca de 570 euros), e as projeções indicam que poderá descer para menos de 500 dólares (cerca de 475 euros) antes do final de 2025. Os painéis de maiores dimensões, como os de 77 e 83 polegadas, também estão a tornar-se mais baratos de fabricar à medida que a eficiência e as taxas de rendimento melhoram.

 

Então, porque é que os preços não descem na mesma proporção?

 

Embora isto pareça uma excelente notícia para os consumidores que anseiam por televisores OLED mais acessíveis, os especialistas da indústria alertam que esta poupança não se traduzirá necessariamente em grandes cortes de preços nas lojas, pelo menos não de imediato. A análise sublinha que as empresas de ecrãs ainda precisam de recuperar os seus avultados investimentos iniciais em expansão de fábricas, novas linhas de produção e formação de mão de obra. Estes custos iniciais significam que os fabricantes estão mais inclinados a absorver a margem extra do que a passar a totalidade da poupança para os compradores.

 

A LG Display e a concorrência dos "OLED Killers"

 

A publicação coreana Biz Chosun detalha as contínuas medidas de redução de custos da LG Display. A expansão das linhas e as melhorias no rendimento da empresa resultaram numa redução de 30% nos custos de produção só no ano passado. Para 2025, a LG Display pretende reduzir ainda mais as despesas através de uma inovação no design que altera a estrutura do controlador do ecrã, uma medida que se espera tornar a fabricação de OLED ainda mais eficiente.

 

Esta maior eficiência nos custos também serve para proteger a tecnologia OLED contra a concorrência emergente, como os ecrãs RGB LED. Muitas vezes apelidados de "OLED killers", estes ecrãs têm sido vistos como uma potencial ameaça no mercado devido ao seu brilho e reprodução de cores avançados. No entanto, como o Biz Chosun aponta, quando se tem em conta o custo dos chips LED, componentes de retroiluminação e sistemas de controlo, a produção de RGB LED situa-se, na verdade, num intervalo de preços semelhante, entre 400 e 600 dólares (entre 380 e 570 euros), o que significa que pode não ser tão rentável como se pensava inicialmente.

 

Um futuro brilhante (e mais acessível) para os OLED

 

Apesar da viabilidade a longo prazo dos OLED parecer segura, os consumidores devem moderar as expectativas quanto a descidas de preço imediatas. Os fabricantes de televisores preferem muitas vezes manter patamares de preços para preservar o posicionamento de mercado premium e as suas margens de lucro, mesmo quando os custos internos diminuem. Isto significa que a revolução nos preços dos OLED pode demorar um pouco mais a chegar à sua sala de estar.

 

Por agora, a queda dos custos de produção sinaliza um futuro encorajador para a tecnologia de ecrãs, mesmo com a ameaça dos RGB miniLED na relação preço/desempenho. Um futuro onde o OLED permanece dominante, resiliente e, lentamente mas de forma segura, se aproxima de uma maior acessibilidade para o mercado de massas.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech