1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Apple logo

 

Para quem trava uma batalha diária com o despertador, a Apple parece ter decidido aumentar o nível de dificuldade. A mais recente versão de testes do seu sistema operativo, o iOS 26.1 Beta 2, introduz uma pequena mas significativa alteração na forma como desligamos os alarmes, tornando a tarefa um pouco mais exigente para quem ainda está a meio de um sonho.

 

A empresa de Cupertino lançou a nova versão para programadores e a principal novidade está na interface do alarme. Em vez de um simples botão para parar o som, os utilizadores terão agora de deslizar para o lado para conseguir silenciar o despertador de vez.

 

O regresso do "deslizar para parar"

 

Se é um utilizador de longa data do iPhone, esta nova mecânica vai certamente trazer-lhe alguma nostalgia. A funcionalidade é muito semelhante ao clássico "deslizar para desbloquear", que a Apple removeu há vários anos, e ao atual gesto de deslizar para atender uma chamada no ecrã de bloqueio.

 

A ideia por trás desta mudança é simples: evitar que os utilizadores, ainda ensonados, toquem acidentalmente no botão "Parar" em vez de no botão "Adiar" (Snooze). Com a nova barra deslizante, é necessário um gesto mais intencional para desligar completamente o alarme, garantindo que não volta a adormecer por engano.

 

 

Uma resposta às mudanças do iOS 26

 

Esta alteração surge pouco tempo depois do lançamento do iOS 26 em setembro, que já tinha trazido novidades à secção de alarmes. Nessa versão, a Apple introduziu a possibilidade de personalizar a duração do modo "snooze", entre um e 15 minutos, e tornou os botões de Parar e Adiar consideravelmente maiores e mais fáceis de premir.

 

Ao que tudo indica, a facilidade com que se podia premir o botão para parar o alarme pode ter sido excessiva, levando a esta nova abordagem na mais recente beta. O novo slider no iOS 26.1 Beta 2 parece ser a forma que a Apple encontrou para equilibrar a usabilidade com a eficácia do despertador.

 

Resta agora saber se esta funcionalidade irá sobreviver à fase de testes e chegar à versão final para o público. A Apple é conhecida por experimentar diferentes abordagens nas suas versões beta, pelo que teremos de aguardar pelo lançamento oficial do iOS 26.1 para confirmar se as nossas manhãs se tornarão, de facto, um pouco mais desafiantes.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech