1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Policia a prender suspeito

 

Numa história que parece saída de um filme de ação, a simples utilização da funcionalidade Find My iPhone por parte de uma vítima de roubo levou ao desmantelamento de uma rede criminosa internacional. O que começou com um único telemóvel localizado num armazém resultou numa das maiores operações policiais do Reino Unido contra o roubo e contrabando de dispositivos móveis.

 

A ponta do icebergue num armazém de aeroporto

 

Tudo começou quando uma vítima de roubo utilizou a aplicação da Apple para rastrear o seu iPhone até um armazém perto do aeroporto de Heathrow, em Londres. Após o alerta, a polícia solicitou à equipa de segurança do local que verificasse a localização, descobrindo o dispositivo dentro de uma caixa juntamente com outros 894 telemóveis.

 

Esta descoberta foi apenas o início. A investigação permitiu intercetar outras remessas e, através de ADN recolhido nas embalagens, identificar dois suspeitos. A partir daí, a polícia metropolitana realizou buscas em 28 moradas, resultando na detenção de 18 suspeitos e na recuperação de mais de 2.000 aparelhos. As autoridades acreditam que o grupo é responsável pelo contrabando de até 40.000 telemóveis roubados do Reino Unido para a China no último ano, representando cerca de metade de todos os roubos de telemóveis em Londres.

 

Um negócio mais lucrativo que as drogas

 

O esquema era extremamente rentável. Segundo a BBC News, os ladrões recebiam até 300 libras (cerca de 350 euros) por cada aparelho roubado. Estes telemóveis, maioritariamente produtos da Apple, eram depois vendidos na China por valores que podiam atingir as 4.000 libras (aproximadamente 4.700 euros). O elevado valor deve-se ao facto de serem dispositivos com acesso à internet sem as restrições e censura impostas pelo governo chinês.

 

A rentabilidade deste crime é tão elevada que está a atrair criminosos de outras áreas. "Estamos a ouvir que alguns criminosos estão a deixar o tráfico de droga para se dedicarem ao negócio dos telemóveis porque é mais lucrativo", afirmou a Ministra do Policiamento, Sarah Jones.

 

Como é que a segurança da Apple foi contornada?

 

A grande questão que se coloca é como a rede conseguiu contornar as robustas medidas de segurança da Apple, como o Bloqueio de Ativação e a Proteção de Dispositivo Roubado, que visam proteger a privacidade dos utilizadores. Os ladrões recorrem frequentemente ao método de arrancar os telemóveis das mãos das pessoas enquanto estas os estão a usar, garantindo que os dispositivos estão desbloqueados.

 

Uma das hipóteses é que a organização mantinha os telemóveis permanentemente ligados e desbloqueados após o roubo. Como o objetivo não era apagar e reutilizar os dispositivos com um novo Apple ID, mas sim vendê-los num mercado estrangeiro como um aparelho "livre" das restrições locais, esta estratégia seria suficiente para contornar as proteções e manter o valor dos equipamentos.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech