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trotinete elétrica no chão

 

Um trágico incidente em Portland, nos Estados Unidos, está a colocar em evidência uma ameaça muitas vezes subestimada para os utilizadores de trotinetes e bicicletas elétricas: o mau estado das estradas. Não foram os carros ou a velocidade que causaram a morte de um homem, mas sim um simples e perigoso buraco no asfalto.

 

O caso realça que, para além da preocupação com o trânsito, a infraestrutura degradada representa um perigo mortal para a micromobilidade.

 

Uma tragédia que serve de alerta

 

No início do mês, Randy Phelps, residente de Portland, circulava numa trotinete elétrica numa rua local com um limite de velocidade de 40 km/h. Segundo relatos da Fox10TV, Phelps foi projetado do veículo após embater num buraco. Passou quase três semanas em suporte de vida antes de falecer, tendo os seus órgãos salvado a vida de outras três pessoas.

 

O mais chocante é que o buraco já tinha sido reportado à autarquia por diversas vezes, tanto por moradores como por empresas da zona. Apenas alguns dias após a morte de Phelps, o buraco foi finalmente tapado. A perda é desoladora e, infelizmente, não é um caso único, servindo como um duro alerta para a responsabilidade das cidades na manutenção das vias.

 

Porque é que as trotinetes e bicicletas são mais vulneráveis?

 

Fala-se muito dos perigos que os automóveis representam para os ciclistas e utilizadores de trotinetes, e com razão, pois são a principal causa de acidentes graves. No entanto, é crucial reconhecer que a infraestrutura degradada é outro fator fatal.

 

Buracos, fendas, valas não sinalizadas e pavimento irregular podem passar despercebidos ou ser apenas um pequeno incómodo para quem conduz um SUV ou uma carrinha. Para alguém numa trotinete elétrica ou numa bicicleta, o cenário é outro. A velocidades que variam entre os 25 e os 45 km/h, um solavanco súbito ou a perda de controlo ao atingir um buraco fundo pode facilmente projetar o condutor.

 

As trotinetes elétricas são particularmente vulneráveis. Com rodas pequenas, geralmente entre 8 a 9 polegadas, não conseguem passar por cima de fendas largas ou buracos, acabando por cair dentro deles. O impacto resulta, muitas vezes, numa queda imediata. As bicicletas elétricas, com rodas de maior diâmetro, oferecem um pouco mais de tolerância, mas mesmo assim, um buraco profundo pode virar o guiador ou furar um pneu, levando à perda de controlo.

 

É por isso que as bicicletas elétricas com pneus largos, conhecidas como "fat bikes", se tornaram tão populares. Não só proporcionam uma condução mais confortável, como oferecem uma camada extra de proteção ao passarem mais suavemente sobre o pavimento danificado.

 

A responsabilidade é das cidades, mas a prudência é dos condutores

 

Muitas cidades têm feito um bom trabalho a incentivar formas de transporte alternativas. Portland é, inclusivamente, vista como uma das cidades mais amigáveis para ciclistas nos EUA. Contudo, é preciso mais do que apenas pintar ciclovias e apelar à mudança. As autarquias têm a responsabilidade de garantir condições seguras para todos os utilizadores, o que inclui repavimentar estradas, tapar buracos rapidamente e manter as ciclovias limpas e utilizáveis.

 

Enquanto essa mudança não acontece de forma generalizada, os condutores destes veículos devem adotar uma condução defensiva, não apenas em relação aos carros, mas também em relação à própria estrada. Isto significa analisar o pavimento mais à frente, abrandar quando a visibilidade é fraca ou a estrada suspeita, e escolher rotas com superfícies mais seguras sempre que possível.

 

A responsabilidade final é das cidades em arranjar as suas estradas. Mas, até que isso aconteça, os condutores devem circular como se as suas vidas dependessem disso. Porque, muitas vezes, dependem mesmo.




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