
A Microsoft está a enfrentar uma nova falha generalizada que afeta a sua rede de distribuição de conteúdos (CDN) Azure Front Door, resultando em dificuldades de acesso a vários serviços do Microsoft 365 para clientes na Europa, África e Médio Oriente.
De acordo com a gigante tecnológica, o incidente começou por volta das 07:40 UTC, provocando atrasos e tempos de espera esgotados (timeouts) na ligação aos portais do Azure e Entra.
Microsoft em corrida contra o tempo para restaurar os serviços
As equipas de engenharia da Microsoft identificaram que a perda de capacidade na Azure Front Door foi causada por problemas em instâncias do Kubernetes. Desde então, têm estado a reiniciar estas instâncias para normalizar a capacidade e restabelecer o serviço.
Embora a empresa ainda não tenha revelado o número total de clientes afetados, o incidente está a ser monitorizado no Service Health Dashboard como um problema crítico com impacto visível para os utilizadores. Numa das mais recentes atualizações, a Microsoft afirmou ter restaurado aproximadamente 98% do serviço. No entanto, o portal oficial de estado do Azure, numa atualização às 12:33 UTC, indicava que cerca de 4% dos clientes inicialmente impactados ainda enfrentavam problemas.
"À medida que continuamos os nossos esforços de mitigação, recuperámos com sucesso 96% dos recursos afetados. As equipas estão a trabalhar para recuperar os restantes 4% de clientes impactados", referiu a empresa. Os utilizadores afetados podem também experienciar problemas intermitentes no acesso a alguns serviços do Microsoft 365 e incapacidade de aceder aos seus PCs na nuvem através do cliente web da aplicação Windows.
Uma semana complicada para os serviços da Microsoft
Esta é a segunda falha significativa a afetar os serviços da Microsoft em poucos dias. Na passada quarta-feira, uma outra interrupção de várias horas impediu utilizadores em todo o mundo de aceder a serviços como o Exchange Online e o Microsoft Teams.
Em julho, um incidente semelhante também bloqueou o acesso dos administradores de TI com subscrições empresariais ou de negócios ao centro de administração do Microsoft 365, reforçando a perceção de uma fase de instabilidade nos serviços da gigante de Redmond.











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